Aumento do IVA entra hoje em vigor

euroFazer compras vai ser mais caro a partir de hoje, data aprazada para nova mexida no IVA, desta vez para cima e em todas as taxas. Na maioria dos produtos de baixo preço e sujeitos à taxa reduzida, há que contar pelo menos com uma subida de um cêntimo.

“Grão, a grão…” se reforçam as receitas do Estado e se “alivia” a carteira dos consumidores, de todos os consumidores. O ditado popular ajusta-se como uma luva aos efeitos da subida das taxas do IVA, que a partir de hoje, nos Açores,  passam  de 8 para 9 por cento, e de 14 para 15 por cento, sendo que se mantém o IVA nos produtos de 4%.

No continente português o aumento se traduzirá num acréscimo de um ponto percentual em todas as taxas de IVA.
Nos produtos de baixo preço, quase não se sentirá a diferença. No entanto, algumas despesas de maior relevo, mesmo com taxa mínima, como as contas do gás e da electricidade, vão aumentar.

O sobe e desce do IVA não é em si uma novidade. A grande diferença é que, desta vez, o Governo optou por mexer também nas taxas reduzidas e intermédia, ou seja, a taxa que incide sobre a água, a electricidade, a maior parte dos produtos alimentares e os medicamentos. Por este motivo, a generalidade das compras vai ficar mais cara.

 

 

 

JN

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here