Abertura do trilho “4 Fábricas da Luz” em Vila Franca do Campo vai permitir acesso a história da eletrificação dos Açores

trilhoA Câmara Municipal de Vila Frnca do Campo e a Fundação Eng.º José Cordeiro estabeleceram uma parceria com o objetivo de criarem as condições necessárias à recuperação do trilho pedestre que liga as Centrais hidroelétricas da Ribeira da Praia – Fábrica da Vila, Fábrica da Cidade, Fábrica da Praia e Fábrica Nova – de forma a contribuir para a sua preservação, para a divulgação da eletrificação dos Açores e do seu património ambiental.

Após as várias intervenções realizadas pela Autarquia vila-franquense na conservação deste património, o trilho homologado pela Direção Regional do Turismo será inaugurado a 21 de março de 2017 e tem um itinerário programado e devidamente sinalizado, integrando a Rede de Percursos Classificados dos Açores.

Ao longo do percurso, os pedestrianistas e/ou turistas podem passear livremente, conhecer um pouco da história das centrais e da eletrificação nos Açores, apreciar as suas ruínas, juntando a este conhecimento, os valores naturais, paisagísticos, como também culturais e patrimoniais.

Foi na bacia hidrográfica da Ribeira da Praia, na ilha de São Miguel, que em 1897 se iniciou o processo de introdução da energia hídrica comercial e da iluminação elétrica pública e particular no Arquipélago dos Açores.

A primeira Central hidroelétrica da Regão, atualmente em ruínas, surgiu em 1900, designada como Fábrica da Vila. Posteriormente foram edificadas a Fábrica da Cidade que funcionou entre 1904-1974 da qual também só restam ruínas, um tanque albufeira em cimento armado, a Fábrica da Praia de 1911 a 1974 e a Fábrica Nova de 1927 até aos nossos dias.

A concentração para o passeio interpretativo está agendada para as 10h30, no Caminho dos Escuteiros (junto ao portão), estando a chegada à Central Hidroelétrica da Praia prevista para as 12h00. Durante o percurso será feito enquadramento histórico por Luis Miguel Martisn, da Fundação Engenheiro José Cordeiro.

 

 

Açores 24Horas

talholagoa1

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here