Autárquica​s: Bolieiro (PSD) quer reduzir “custos operaciona​is” da agropecuár​ia em Ponta Delgada

O candidato do PSD à câmara de Ponta Delgada nas eleições do dia 29, José Manuel Bolieiro, defendeu hoje um “projeto estratégico de minimização dos custos operacionais” para o setor agropecuário a nível da política autárquica.
O candidato social-democrata à maior câmara dos Açores falava à margem de uma visita à cooperativa agrícola Bom Pastor, na freguesia dos Arrifes, iniciativa com que quis “sinalizar que a cidade de Ponta Delgada é do concelho, mas o concelho não é só a cidade” e que pretende “valorizar o mundo rural na governação da autarquia”.
Para Bolieiro, a câmara deve por isso ter “um projeto estratégico na minimização dos custos operacionais” do empresário agrícola e da indústria de transformação pecuária e de laticínios.
“Podemos ser um parceiro de desenvolvimento desburocratizando o licenciamento, diminuindo pagamentos de taxas que oneram o empresário agrícola e a indústria dos laticínios”, afirmou, dizendo que o objetivo é, “de forma estratégica” garantir a “sustentabilidade” de empresas e empresários e “a criação de emprego” no setor, um “dos mais produtivos e de maior criação de riqueza nos Açores e em Ponta Delgada”.
Bolieiro, que preside à câmara de Ponta Delgada desde agosto de 2012, quando substituiu no cargo Berta Cabral, acrescentou que desde que está à frente da autarquia já aplicou algumas medidas neste sentido.
“Tenho já proposto e aprovado em reuniões de câmara propostas de redução de taxas essenciais para o empresário agrícola, designadamente na componente das nitreitas, e pedi para suspender o Plano Diretor Municipal, que complicava a modernização das explorações agropecuárias em obediência às regras comunitárias do bem-estar animal”, afirmou, acrescentando que tem também “procurado assegurar uma desburocratização relativamente ao licenciamento e à legalização da área de construção nas explorações agropecuárias”.
Além de José Manuel Bolieiro, concorrem à câmara municipal de Ponta Delgada nestas eleições Kol de Carvalho (BE), Carlos Ribeiro (CDU), José Contente (PS) e Pedro Pereira (CDS-PP). O PSD está à frente da autarquia desde 1993.

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here