Autárquica​s: Socialista Ricardo Silva recandidat​a-se pela Ribeira Grande

O socialista Ricardo Silva é candidato a um terceiro mandato à Câmara Municipal de Ribeira Grande, Açores, tendo apresentado a sua candidatura na noite de sábado numa das localidades mais desfavorecidas da região, Rabo de Peixe.
“Foram destruídos muitos símbolos de pobreza com trabalho e determinação, enquanto outros, e durante muito tempo, muito rezaram para desaparecerem”, declarou o candidato socialista numa alusão a Rabo de Peixe.
Ricardo Silva referiu que de 2006 a 2012 a câmara que lidera investiu 82 milhões de euros, “bem mais” e em “menos tempo” do que acontecera com o PSD.
“Do nosso esforço resulta que, hoje, o concelho da Ribeira Grande apresenta-se com uma série de indicadores muito positivos que lhe conferem um grau de autonomia financeira significativo”, disse o autarca.
O atual presidente da câmara da Ribeira Grande considera ser “importante” continuar a investir na educação no concelho “mais jovem” do país, através da construção das escolas básicas integradas de Ribeira Grande e Rabo de Peixe, a par da política de ambiente e da “articulação” com as juntas de freguesia.
O autarca pretende “reforçar” o apoio ao tecido empresarial e à iniciativa privada que promova o investimento e o emprego, bem como “reforçar” a cooperação com o Governo dos Açores.
“É possível e desejável articular melhor as ações de investimento e programas sociais do Governo dos Açores com a câmara municipal e as juntas de freguesia, a bem das famílias, dinamizando a economia local e preservando o emprego”, defendeu Ricardo Silva.
O autarca anunciou a criação de um de gabinete de apoio autárquico que terá como missão “articular políticas, projetos e medidas de reforço do papel do poder local junto de cada cidadão”.
Ricardo Silva disse querer promover um “bom ordenamento do território, ambiente e urbanismo”, visando a promoção de um turismo de qualidade, articulado entre todos os agentes.
O autarca, cujo lema de campanha é “Sempre com as Pessoas”, afirmou que quer “tornar mais forte” o apoio à infância, aos idosos e às pessoas portadoras de deficiência, uma vez que considera a que a solidariedade não é uma “palavra vã”.
Ricardo Silva indicou que foram investidos 17 milhões de euros na construção de 152 habitações e prometeu “fazer mais”, designadamente na recuperação de habitações degradadas, matéria ao abrigo da qual o Governo da República deve ao município 300 mil euros.
O presidente da câmara da Ribeira Grande disse ainda que pretende dar continuidade à construção faseada do passeio atlântico, requalificar o centro histórico e intervir no porto de Santa Iria, entre outras medidas.
O líder do PS nos Açores, Vasco Cordeiro, considerou, por seu turno, que a apresentação da candidatura de Ricardo Silva “marca o início” de uma “caminhada” para mais uma “grande vitória” do partido.
Vasco Cordeiro aproveitou para alertar que as eleições “ganham-se nas urnas” e que não há “vitórias antecipadas”, salvaguardando que a conjuntura atual “exige” do poder local “grande lucidez”.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here