Avaliação de professores é para manter na Região

O modelo de avaliação de desempenho dos professores vai manter-se nos Açores, apesar de ter sido rejeitado na Assembleia da República, afirmou a secretária regional da Educação, Cláudia Cardoso.

«Nós temos um bom modelo de avaliação, em tudo distinto do nacional, não vale a pena confundirmos as coisas. O nosso modelo é distinto, há factores de ineficiência no modelo nacional que nós nunca sequer tivemos», frisou Cláudia Cardoso, citada pela Lusa.

A oposição parlamentar na Assembleia da República aprovou na sexta-feira a revogação do actual sistema de avaliação de desempenho dos professores com os votos favoráveis de PSD, PCP, BE, PEV e CDS-PP e contra da bancada do PS e do deputado social-democrata Pacheco Pereira.

O PS já anunciou entretanto que vai suscitar a fiscalização da constitucionalidade deste acto, considerando que o Parlamento não tem competência para tal.

A secretária regional da Educação manifestou, no entanto, abertura para negociações com os sindicatos representativos da classe docente, admitindo que «há alguns aperfeiçoamentos que podem ser feitos porque não há modelos perfeitos e fechados», ainda que tenha frisado que «o modelo de fundo manter-se-á e depois do ajustamento não haverá nenhuma suspensão ao modelo de avaliação».

O Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA) defendeu que a rejeição do modelo de avaliação dos professores no parlamento nacional veio reforçar o que tem defendido, considerando que existem nos Açores motivos acrescidos para também rejeitar o actual modelo.

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here