Avelino Meneses assume que combate ao insucesso escolar é um “longo caminho”

escola1O Secretário Regional da Educação e Cultura assumiu, em Vila Franca do Campo, que, ao nível do combate ao insucesso escolar, “apesar de os Açores já terem atingido metas que estavam estabelecidas para 2020-2021”, há ainda “um longo e sinuoso caminho” a percorrer até à construção de uma “escola do sucesso total”.

Avelino Meneses, que falava quinta-feira na apresentação do projeto ‘Sucesso Educativo – Escola, Comunidade, Família’, uma iniciativa de intervenção de base comunitária a desenvolver no concelho de Vila Franca do Campo, numa parceria entre as secretarias regionais da Solidariedade Social e da Educação e Cultura e o Município, defendeu que a escola deve ter a capacidade de convocar “tudo e todos para a tarefa tão difícil quanto estimulante de promoção do êxito académico e profissional das novas gerações”, mas que o combate ao insucesso e a promoção do sucesso escolar também se “estimulam fora dos muros da escola”, no seio das famílias e de cada umas das comunidades, mas também “dentro das instituições políticas e sociais”.

Nesse sentido, apontou a necessidade de desenvolver, em prol da educação, “um trabalho de equipa”, o qual implica “a audição na escola de alunos, professores, técnicos e dirigentes e, fora dela, de pais e encarregados de educação e associações”, nomeadamente as autarquias.

O titular da pasta da Educação salientou que, após ter sido desenvolvido nos últimos dois anos letivos no concelho da Lagoa, no âmbito do ProSucesso – Açores pela Educação, sob a direção científica do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, o projeto de intervenção comunitária ‘Sucesso Educativo – Escola, Comunidade, Família’ estende-se agora a Vila Franca do Campo, acrescentando que, no futuro, seguir-se-ão “outras escolas e concelhos”.

Este projeto visa, entre outros aspetos, promover “as expetativas de todos em matéria de melhor desempenho social, no presente, e de melhor empregabilidade, no futuro”, mas também a melhoria dos resultados escolares, já que a aprendizagem é “a melhor estratégia de combate à pobreza e às desigualdades”.

 

 

Açores 24Horas /Gacs

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