Aviões da Bombardier começam a voar em Junho

sataDois dos seis aviões adquiridos pela SATA à Bombardier começam a voar pela SATA Air Açores em Junho, na mesma altura em que também entra ao serviço da SATA Internacional o novo A320.
Os três novos aviões estão em fase de pintura (já com a nova imagem do Grupo) e, segundo o Gabinete de Comunicação & Imagem do Grupo SATA, a sua chegada aos Açores está prevista para as datas entre 18 e 22 de Maio.

Seguir-se-á uma fase de testes e o período de certificação obrigatório de seis dias, em que estarão envolvidos o INAC – Instituto Nacional de Aviação Civil, a Direcção de Operações de Vôo e os próprios Serviços de Manutenção da SATA, entre outras entidades. Segundo a mesma fonte, serão os Dash Q200 a exigir mais atenção na fase de testes, uma vez que, ao contrário dos A320, o Grupo SATA nunca operou com as aeronaves da Bombardier.

O contrato do Grupo SATA com a Bombardier prevê a entrega também de quatro Q400 Next Generation de 80 lugares, além dos dois Q200 de 37 lugares que serão entregues em Maio. A actual frota da transportadora aérea, constituída por cinco ATP de 60 lugares e um Dornier de 18 lugares, será totalmente substituída, até ao fim de 2010, numa operação que implica o investimento total de 70 milhões de euros.

O Gabinete de Comunicação e Imagem da SATA adianta ainda que, no primeiro trimestre de 2010, já estará a voar nos Açores um dos quatro Q400, seguindo-se a entrega das restantes três aeronaves com um intervalo aproximado de três meses. Como explicou Nathalie Bléthière, a chegada dos aviões tem de ser faseada, tendo em conta a complexidade do processo de substituição das aeronaves que envolve “muitos colaboradores” e implica “muita formação”.

Os dois primeiros aviões a iniciar as operações na SATA Air Açores, modelos de menor  capacidade, ficarão, no futuro, afectos às ligações para o Corvo e Flores e às rotas do Grupo Central, e aos serviços concessionados entre o Funchal e o Porto Santo. Mas, para já, ficarão os dois a operar nas rotas interilhas dos Açores, até porque o serviço de transporte aéreo contratualizado para a rota madeirense pressupõe requisitos técnicos que seriam postos em causa com a substituição das aeronaves.

Segundo a SATA, o Q200 traz vantagens em relação ao Dornier: vai melhorar as operações, aumentando a disponibilidade para o transporte de carga e também o conforto, uma vez que se trata de um avião pressurizado (ao contrário do Dornier usado actualmente).

Os novos aviões vão apresentar a nova imagem do Grupo SATA que, para já a transportadora aérea prefere não tornar pública, mas que começou a ser divulgada informalmente em alguns “blogs”.

Paula Gouveia (in AOriental)

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