Banco de Medicamentos assenta numa corrente de solidariedade

“Seja solidário” é o lema dos Bancos de Medicamentos, que o Governo Regional pretende implementar em todos os centros de saúde da Região.

 

 

Para Miguel Correia, que hoje presidiu à cerimónia de abertura do Banco de Medicamentos no Centro de Saúde de Ponta Delgada, os Bancos de Medicamentos vivem de uma corrente de solidariedade que “deverá ser estimulada em toda a sociedade”.

 

 

Na prática pede-se aos cidadãos que procedam à entrega de medicamentos que já não utilizam nos Centros de Saúde, que por sua vez os dispensarão a quem deles necessita.

 

 

Em cada Centro de Saúde haverá um responsável que verificará o prazo de validade e a qualidade dos medicamentos.

 

Para incentivar a sua implementação, o governo Regional vai conceder uma verba aos Centros de Saúde que será tanto maior quanto mais medicamentos forem entregues, uma vez que corresponderá ao valor das compartições dos medicamentos entregues.

 

 

Os valores recebidos pelos centros de saúde ao abrigo desta medida serão dirigidas exclusivamente para projectos de humanização de cuidados de saúde contemplando o acolhimento de utentes, obras e equipamentos necessários ou formação dos profissionais de saúde.

 

 

A experiência com os Bancos de medicamentos nos Centros de Saúde da Região, remonta a 1995 no velho Centro de Saúde da Praia da Vitória, quando simplesmente se recolhia os medicamentos que os funcionários e outras pessoas não necessitavam e depois se procedia ao armazenamento e dispensa às pessoas mais carenciadas que se dirigiam ao Centro de Saúde.

 

 

Em 2007 este projecto foi revisto e reorganizado de forma a responder melhor às necessidades das pessoas.

 

 

Também em Santa Maria, no Centro de Saúde de Vila do Porto, funciona um Banco de Medicamentos com bastante sucesso.

 

 

Miguel Correia aproveitou o momento para elogiar o trabalho desenvolvido pela Enfermeira Juliana Bairos. Para o Secretário da Saúde o Banco de Mediamentos do centro de Saúde de Vila do Porto “pela forma como está organizado, atendendo aos resultados obtidos, foi na verdade um projecto inspirador”.

 

 

Além do Centro de Saúde de Ponta Delgada, vão arrancar em breve Bancos de Medicamentos nos Centros de Saúde da Ribeira Grande, Vila Franca do Campo e Angra do Heroísmo. Miguel Correia espera que até final do ano estejam a funcionar em todos os centros de Saúde da Região.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here