Um golo do defesa Luisão embalou ontem o Benfica para a conquista do título português de futebol, ao consumar a vitória por 1-0 na recepção ao perseguidor Sporting de Braga, agora colocado à segura distância de seis pontos.O brasileiro fixou resultado no período de compensação da primeira parte e voltou a decidir um “jogo do título”, depois de ter marcado o golo da vitória sobre o Sporting em 2004/05, que colocou o Benfica na rota do último campeonato ganho.
Sem grande brilhantismo, mas com segurança, os encarnados consolidaram a liderança à passagem da 24ª jornada, enquanto os minhotos podem ver o tetracampeão FC Porto aproximar-se na luta pelo segundo lugar, que pode valer a presença na Liga dos Campeões.
Jorge Jesus, que em seis confrontos nunca tinha ganho a Domingos Paciência (quatro empates e duas derrotas), desforrou-se do desaire sofrido frente ao seu anterior clube na primeira volta (2-0), que ainda vale ao Braga a vantagem no confronto directo em caso de igualdade.
Pelo contrário, o técnico dos arsenalistas tinha saído vencedor no Estádio da Luz nas últimas duas épocas, no comando da Académica (3-0 e 1-0), mas ontem nunca esteve em posição de contrariar o sucesso benfiquista.
A reputação da defesa bracarense poderia ter ficado comprometida aos 23 minutos, quando o atraso de Filipe Oliveira se transformou na melhor assistência benfiquista em todo o jogo, mas Saviola foi incapaz de ultrapassar Eduardo.
O brasileiro aproveitou um ressalto oportuno na sequência de um pontapé de canto e inaugurou o marcador com um remate rasteiro à entrada da pequena área, perante a incredulidade de Domingos Paciência.












