Berta Cabral promete concursos anuais para professores

A candidata do PSD/Açores à presidência do Governo Regional, Berta Cabral, defendeu a realização de concursos anuais para professores, frisando que pretende “aproximar” os docentes das suas residências e “devolver-lhes autoridade”.

 

“Nós temos este projeto de concursos anuais, valorização, formação, promoção, apoio ao corpo docente para que os professores consigam desempenhar as suas funções com autoridade dentro da escola”, afirmou Berta Cabral, em declarações aos jornalistas no final de uma visita à Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, na Ribeira Grande, em S. Miguel.

Berta Cabral frisou que os concursos anuais permitirão que os professores possam “ter todos os anos uma nova oportunidade para se aproximar das suas residências e famílias”, destacando a importância de “acarinhar e apoiar as famílias, especialmente em alturas difíceis”.

“Quero dizer aos professores que podem contar connosco para lhes devolver a autoridade, para os apoiar e valorizar. Para contarem connosco como parceiros”, afirmou, acrescentando que também pretende “aumentar o quadro de auxiliares de educação”.

A candidata social-democrata, que é também presidente do PSD/Açores, salientou que o projeto educativo do seu partido pretende “apoiar toda a comunidade educativa”, defendendo que o combate ao insucesso escolar deve passar por “motivar professores, alunos, pais, colaboradores da escola e auxiliares de educação”.

“Esta motivação tem que ser dada e isto faz-se através da valorização, da promoção e de um acompanhamento muito próximo da comunidade educativa e das escolas. Isto será da nossa parte uma questão essencial, que vai merecer toda a nossa atenção”, afirmou, acrescentando que defende “uma escola de grande proximidade para o 1.º ciclo do ensino básico”.

Para Berta Cabral, não é uma boa prática “tirar crianças com três anos da sua freguesia, de junto da sua família e residência, para as deslocar logo de manhã em autocarros para grandes escolas onde ficam um pouco perdidas”.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here