A presidente do PSD/Açores garantiu hoje que um governo social-democrata vai criar “um centro para a qualidade e avaliação do sistema escolar”, defendendo a ideia de “uma politica educativa que possa monitorizar a qualidade da escola pública”, disse Berta Cabral durante um seminário integrado nas jornadas parlamentares que os social-democratas promoveram na Terceira.
Para Berta Cabral, “as políticas públicas devem ser avaliadas na sua implementação para serem bem sucedidas, e este exemplo concreto prova que há ainda muito a fazer para uma melhor educação nos Açores. Queremos uma educação de sucesso. Mas de sucesso real e não meramente estatístico”, avançou.
Sobre o alargamento da escolaridade obrigatória de 9 para 12 anos, que se deverá concretizar no ano lectivo 2012/2013, a líder social-democrata referiu que a mudança “trará desafios simultâneos. O desafio à autonomia das escolas à sua capacidade de gestão e de liderança, com enfoque na autoridade dos professores; o desafio da qualidade das aprendizagens e da excelência do ensino; e o desafio a uma estabilidade do sistema educativo, acabando com experiências permanentes, melhorando e estabilizando as boas práticas e dando previsibilidade aos percursos educativos”, expressou Berta Cabral.
“Esses e os outros desafios que temos pela frente exigem um esforço determinado rumo a uma escola de sucesso. Sem sucesso escolar não há desenvolvimento e, para nós, não há melhor investimento que a educação. E é por aí que vamos caminhar”, concluiu.