Bestseller «Minha Ilha, Minha Casa»apresentado nos Açores

O romance «Home is an Island», escrito em inglês nos anos 50, da autoria do escritor açoriano Alfred Lewis, é agora apresentado aos leitores portugueses com o título «Minha Ilha, Minha Casa». Este livro, edição da EDEL Portugal, é uma iniciativa do Centro de Estudos Portugueses da Universidade de Massachusetts, em Dartmouth, com o apoio da Fundação Luso-Americana (FLAD).
 
«Minha Ilha, Minha Casa», traduzido por Francisca Cortesão, vai ser apresentado a 12, 14, 15 e 19 de Junho, em Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e São Jorge, respectivamente, por Rui Zink, e por Frank Sousa, do Centro de Estudos Portugueses da Universidade de Massachusetts.
 
Esta é a primeira tradução portuguesa do romance «Home is an Island», que foi bestseller nos EUA nos anos 50, da autoria de Alfred Lewis, natural da ilha das Flores. É também o primeiro volume da série «Portugal na América» da editora EDEL, uma colecção desenvolvida em colaboração com o Centro de Estudos Portugueses da Universidade de Massachusetts.
 
A tradução ganha assim especial relevância, por fazer regressar aos Açores e à língua portuguesa, 60 anos depois, um dos mais incontornáveis romances escritos por um luso-americano. De destacar também o trabalho de tradução, que capta a magia e a força poética do original em inglês, um livro que registou grande êxito junto da crítica e do público norte-americano.
 
De acordo com Mário Mesquita, administrador da FLAD, “a Fundação não poderia deixar de apoiar esta tradução, que permite ao grande público português ter acesso a um romance que descreve de forma única, e especialmente poética, a vida na ilha das Flores, em meados do século XX”. Mesquita acentua ainda que “a necessidade de traduzir a obra de Lewis para a sua língua-mãe fazia parte daquilo a que podemos chamar o testamento cultural de outro grande escritor das Flores, o poeta e ensaísta Pedro da Silveira”.
 
A obra será apresentada em quatro ilhas açorianas – Flores, Terceira, São Miguel e São Jorge –, estando o lançamento em Lisboa agendado para 17 de Junho, no auditório da FLAD.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here