Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira promove curso sobre azulejaria de fachada abrangendo análise histórica, artística e iconográfica

fachada azulejaA Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, na Lagoa, ilha de S. iguel, promove nos dias 9, 10 e 11 de março, um curso livre sobre azulejaria de fachada. O curso será ministrado por Francisco Queiroz, Doutor em História da Arte pela Universidade do Porto e Coordenador adjunto da linha “Heritage, Culture and Tourism” do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, da Universidade do Porto e terá a duração de 8 horas.

Neste curso livre será estudada a azulejaria aplicada à arquitetura portuguesa do séc. XIX e do início do séc. XX, tendo como foco a azulejaria de fachada, tentando-se responder às questões “como”, “quem”, “quando” e “porquê”.

A abordagem será interdisciplinar, abrangendo a análise histórica, a artística e iconográfica, os artistas e as fábricas e a integração na arquitetura, entre outros aspetos. Serão ainda apresentados dados inéditos, como resultado de uma investigação recente, mostrando-se o exemplo do Brasil e dos Açores. Serão igualmente abordadas questões relativas aos pavimentos cerâmicos (e semelhantes), assim como as estátuas; os ornatos em faiança e terracota usados para decorar fachadas e jardins (calões de beiral, balaustradas e arabescos, vasos decorativos, pinhas e globos), elementos que se complementam entre si e formam, muitas vezes, conjuntos notáveis.

Considerando a história da cerâmica no Concelho de Lagoa, também nesta formação serão estudadas questões relativas à produção, conservação e restauro de exemplares localizados neste concelho.

Refira-se que, em relação a outras formações sobre azulejaria que já foram realizadas em Portugal, esta distingue-se pela sua particular atenção à azulejaria de fachada e ao período romântico. Neste contexto, e para todos os interessados, nos dias 9 e 10 de Março as aulas serão ministradas em horário pós-laboral, das 18h30 às 20h30 e no dia 11 de março, das 10h30 às 12h30, havendo, oportunidade para, logo após o almoço, uma visita guiada tendo como ponto de encontro a fachada da antiga fábrica de Bernardino da Silva, junto ao Porto dos Carneiros.

As inscrições têm o valor de 10 euros e poderão ser efetuadas na Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira ou através do telefone 296912510 e ainda através dos seguintes endereços eletrónicos: biblioteca@lagoa-acores.pt | servicoeducativo.bmtbv@gmail.com.

 

 

talholagoa1

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here