Bruxelas aprova programas de desenvolvimento rural de Açores e Madeira

A Comissão Europeia aprovou hoje em Bruxelas os programas de desenvolvimento rural (PDR) das regiões autónomas dos Açores e da Madeira até 2020, que preveem financiamentos da UE de 295,3 e 179,4 milhões de euros, respetivamente.

Após já ter aprovado, em dezembro passado, nove programas de desenvolvimento rural, entre os quais o de Portugal continental, o executivo comunitário deu hoje “luz verde” a 18 novos PDR, incluindo os dos Açores e da Madeira, “com o objetivo de melhorar a competitividade do setor agrícola da UE, cuidar do meio rural e do clima, e fortalecer o desenvolvimento do tecido económico e social das comunidades rurais, até 2020”.

Estes 18 programas terão um financiamento no valor de 14,3 mil milhões de euros do orçamento da UE, os quais irão receber financiamento público, mas também nacional, regional e/ou por fundos privados.

“Uma das maiores forças do nosso conceito de Desenvolvimento Rural é que temos prioridades fundamentais, mas cabe a cada Estado-Membro ou região elaborar programas que se adequem à sua situação e desafios – quer seja nos Açores, nas ilhas Alanda, Flandres ou Eslováquia”, comentou hoje o comissário europeu para a Agricultura e o Desenvolvimento Rural.

Phil Hogan apontou que, “entre os programas de hoje, conta-se uma variedade de projetos dinâmicos, que vão desde a modernização de projetos agrícolas nas Repúblicas Bálticas, encorajando mais jovens agricultores a entrar no setor na Eslovénia, a esquemas específicos para melhorar a qualidade da água nos Países Baixos ou protegendo 2,5 mil milhões de hectares de terrenos agrícolas na Inglaterra, através de esquemas de gestão ecológica do território”.

“A promoção da base de conhecimento do nosso setor agrícola é um aspeto importante dos PDR. Estou satisfeito por confirmar que os 18 programas adotados hoje irão, em conjunto, providenciar mais de um milhão de vagas em cursos de formação profissional”, concluiu.

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here