Câmara admite dar tolerância de ponto para Carnaval se Governo regional assim decidir

A presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada (PSD) afirmou hoje ainda que vai seguir o Governo Regional decidir quanto à tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval.

“Ainda não decidimos, mas faremos aquilo que o Governo (regional) fizer. Estou convencida que o Governo vai dar tolerância de ponto e nós também daremos”, afirmou Berta Cabral, em declarações aos jornalistas.

O Governo Regional dos Açores ainda não revelou qual a sua decisão. A autarca de Ponta Delgada sublinhou que “o Carnaval nos Açores é uma época muito vivida e celebrada com intensidade” e já constitui “uma tradição e até um cartaz turístico numa altura de época baixa” para o turismo, pelo que deve “ser respeitada a cultura popular”.

“Acho que deve haver um entendimento de se dar tolerância de ponto na terça-feira, porque é de fato uma característica especifica dos Açores: a vivência no Carnaval”, destacou ainda a presidente da Câmara de Ponta Delgada.

Nesta perspetiva, a autarca disse que “vai seguir aquilo que o Governo ditar”.

“Vamos seguir aquilo que o Governo ditar e penso que deverá dar na minha opinião e as câmaras também devem dar”, realçou Berta Cabral.

Questionada sobre a decisão do Governo da República, a autarca referiu que manter ou não a tolerância de ponto deve ser deixado “ao critério de cada município”.

“Compreendo a dificuldade que tem que em resolver esta questão do ponto de vista nacional quando está a cortar feriados, dias santos e religiosos por força de um memorando de entendimento com a Troika, que embora não o tenha assinado, subscreveu-o por razões de compromisso nacional”, considerou a também líder do PSD/Açores.

“De facto, há que respeitá-lo e nesta perspetiva penso que poderia deixar esta tolerância de ponto ao critério de cada município e assim ficava com o problema resolvido”, sustentou.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse que não vai haver tolerância de ponto para a função pública na terça-feira de Carnaval.

O primeiro-ministro salvaguardou, contudo, que “o facto de poder haver municípios que têm especiais tradições na comemoração do Carnaval quererem fazer eles próprios a tolerância de ponto a nível local é uma matéria que será decidida por cada município.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here