O Governo dos Açores vai alargar a campanha turística “Açores em família”, destinada ao mercado nacional, ao período de inverno, nomeadamente à época de Natal, Carnaval e Páscoa, revelou hoje o secretário regional do Turismo, Vítor Fraga.
“Com este alargamento, pretendemos consolidar cada vez mais os Açores como um destino de famílias, contribuindo também para reduzir o efeito da sazonalidade e dando assim mais um contributo para que os Açores recebam mais turistas”, referiu Vítor Fraga, em Ponta Delgada, no âmbito de uma iniciativa da Associação de Turismo dos Açores (ATA) que visou realizar um balanço da campanha.
A campanha “Açores em família” oferece viagens e alojamento gratuitos a crianças até aos 11 anos, tendo também estado disponível nas viagens inter-ilhas.
Vítor Fraga recordou que o Governo dos Açores, em conjunto com todos os intervenientes no setor, tem vindo a desenvolver um “intenso trabalho de promoção” do arquipélago, apostando numa “nova estratégia” para o mercado nacional.
“Essa estratégia passou (e passa) por apostar em segmentos de mercado com poder de compra, nomeadamente famílias, com idades entre os 35 e os 45 anos, com crianças, que valorizam acima de tudo, em férias, as experiências e as emoções”, sublinhou.
Tendo em conta que o mercado nacional tem uma “importância significativa” (43%) no fluxo turístico para a Região, entendeu-se “redirecionar” a promoção do Destino Açores para este segmento, visando “ajudar a contrariar”” uma “tendência” de decréscimo.
De acordo com Vítor Fraga, a esta “tendência” não são alheias as “grandes restrições impostas” pelo Governo da República ao perfil de turista que tradicionalmente visita os Açores.
O secretário regional do Turismo considerou “também positivos” os resultados da campanha a nível regional.
Segundo os dados revelados hoje, através da campanha Açores em família, que arrancou a 01 de maio, visitaram ou visitarão a região até 31 de outubro 3.465 pessoas (1.300 crianças e 2.165 adultos) oriundas do mercado nacional. No ano passado, o número de crianças tinha rondado as 700.
Dentro do mercado regional, aderiram à campanha 74 adultos, que viajaram com 58 crianças.
Lusa