Campeonato das Profissões tem lugar em Ponta Delgada

O Governo açoriano convidou mais de 800 empresas para contactarem com 87 jovens, que a partir de segunda-feira participam no campeonato regional das profissões, um evento considerado “uma montra de talentos”.

 

  “Estamos a enviar a mais de 800 empresas um convite para que visitem o Campeonato, porque muitos empregadores acabam por recrutar os seus profissionais junto de quem participa neste evento”, adiantou à agência Lusa o director regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor.

    O Campeonato Regional das Profissões, que vai na sua 18ª edição, conta este ano com 87 concorrentes de escolas profissionais e do ensino regular do arquipélago, um evento que arranca segunda-feira em Ponta Delgada, para “dignificar” as profissões e “mostrar talentos”.

    Segundo Rui Bettencourt, o campeonato já se tornou “uma bandeira” e uma “montra da qualidade” dos profissionais açorianos, que participam na iniciativa do Executivo regional.

    “É um dos momentos de contacto entre a população açoriana, e em particular, dos jovens que vão escolher os seus cursos ou profissão”, sublinhou o director regional, acrescentando que vão estar em competição 15 profissões.

    Rui Bettencourt garantiu que muitos dos participantes ou encontram emprego com “mais facilidade” ou criam a sua própria empresa, foi o caso de um jovem no Pico, que depois de ter sido “o terceiro melhor do mundo em Web design”, criou o seu próprio negócio no Pico.

    “A taxa média de integração no mercado de trabalho dos jovens campeões neste tipo de eventos é de 100 por cento”, disse.

    Um total de 7.000 jovens frequentam o ensino profissional nos Açores, uma vertente educativa com cerca de 90 por cento de empregabilidade, recordou o governante, salientando que o investimento nas profissões “é o melhor que se pode aconselhar aos jovens” e a forma “mais segura” para um emprego de qualidade.

    No ano lectivo de 2008/09 abriram 220 novos cursos, de acordo com uma análise efectuada às necessidades das empresas no arquipélago.

    “Dos 3.000 jovens que todos os anos vão para o mercado de trabalho, 2.000 são provenientes do ensino profissional”, indicou Rui Bettencourt.

    Durante cinco dias, o Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada, vai receber demonstrações ao vivo de jovens, com menos de 23 anos, nas áreas de cabeleireiro, carpintaria, contabilidade/gestão e cozinha.

    Desenho de construção civil, electricidade de instalações, electrónica industrial, especialista Cisco, esteticismo, gestão de redes informáticas, recepção de hotelaria e turismo, são outras das profissões em competição.

    Os jovens vão, ainda, competir nas categorias de serviço de mesa e bar, técnico de higiene e segurança no trabalho, tecnologias de informação e comunicação e Web design.

    Serão atribuídas três medalhas (ouro, prata e bronze) por cada categoria profissional, num evento onde são esperados 5.000 jovens das escolas, já que vai funcionar um circuito de autocarros para efectuar o transporte.

    Os campeões regionais apurados nesta competição vão representar os Açores no campeonato nacional das profissões.

    “Temos tido vários campeões regionais que alcançaram lugares muito bons em provas nacionais e até internacionais”, frisou Rui Bettencourt, recordando o caso de um jovem açoriano que conquistou, no ano passado, na Holanda a medalha de ouro na área da carpintaria, no primeiro Campeonato Europeu das Profissões, (Euroskills).

in Lusa/AO Online
Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here