Campeonato de Vela de Cruzeiro 2009 – Air Mail e Twisted são os grandes vencedores de 2009

regataChegou ao fim mais um Campeonato de Vela de Cruzeiro, desta feita o de 2009, organizado pelo Clube Naval da Horta.
Este foi um campeonato, que se inseriu no Calendário de provas de Vela Cruzeiro, sendo composto por 8 regatas, de entra as 19 do Calendário de Provas, a saber: Regata José Azevedo “Peter”, Regata de Aniversário da Marina, Regata Ilha Azul – Volta à Ilha; Regata Horta-Velas-Horta; Regata do Canal; Regata de Aniversário do CNH; Regata da República e Regata Sailinghorta.
Deste campeonato, merece destaque pelo seu grau de dificuldade, distância percorrida, e destreza necessária as duas off-shore pontuaveis, nomeadamente a Regata Horta-Velas-Horta e Regata Ilha Azul – Volta à ilha, sendo que o calendário era ainda composto por mais uma off-shore que ligou a cidade da Horta a Angra do Heroísmo.
Este foi um campeonato que pautou pela presença regular e massiva de várias embarcações, tornando-o o assim como um dos campeonatos locais com mais embarcações e expressividade a nível Açores, e que vem reforçar e motivar o trabalho desenvolvido no Clube Naval da Horta para a promoção da vela cruzeiro.

Salienta-se, igualmente, a presença habitual de embarcações estrangeiras em passagem pela Marina da Horta, o que em muito abrilhantou as diversas regatas do calendário.
De referir, que em 2009 foram adoptadas algumas alterações ao regulamento e modelos utilizados nos anos anteriores, sendo que na sua maioria resultaram beneficamente para o aumento da actividade.
A TOP Atlântico foi o grande patrocinador deste campeonato em que o Air Mail, de Luís Carlos Decq Mota foi o campeão, na classe ORC A.
Ainda nesta classe, em segundo lugar ficou o Mariazinha, de Manuel Nunes, e em terceiro o Xcape, vencedor de 2008, de Luís Quintino.

O Boreas também esteve em competição e, com Luís Morais, ficou na quarta posição.
Na classe ORC B, foram seis os veleiros mais regulares, mas foi o Twisted de Jean Pierre Dhont, um belga radicado na Horta há vários anos, que obteve a melhor classificação. No segundo posto ficou o Fun-Tastic de José Correia, seguido de No Stress de António Oliveira.  Em quarto lugar ficou o Dance Away de Barrie Mckinnell, em quinto o Ilha Azul II, de Francisco Ribeiro e em sexto o Além Mar de António João.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here