Carlos César, numa declaração à Lusa, frisou que Ricardo Rodrigues, deputado socialista na Assembleia da República eleito pelo círculo dos Açores “corrigiu posteriormente as declarações que o PSD agora invoca”.
O presidente do executivo regional reagia ao apelo feito hoje pelo líder parlamentar do PSD/Açores, Duarte Freitas, para que o Governo Regional e o PS recordem as declarações de Ricardo Rodrigues, feitas na campanha para as eleições legislativas, onde defendeu que o Serviço Regional de Saúde (SRS) devia pagar tratamentos ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e vice-versa.
Para Carlos César, “a Região não deve ter que pagar ao SNS cuidados de saúde prestados a açorianos no continente”, da mesma forma que os Açores “não mandam a conta” dos serviços de saúde que prestam a cidadãos oriundos do continente.
“Não temos nada a pagar. É essa a posição do Governo e do PS/Açores desde sempre e já apoiada por decisões judiciais, bem como dos outros partidos que agora se pronunciaram, menos o PSD, que prefere sempre, para fazer oposição ao Governo Regional, defender o Governo da República e pôr os pés em cima dos Açores”, afirmou.
O Ministério da Saúde revelou recentemente que os Açores têm uma dívida de 59 milhões de euros ao SNS relacionada com cuidados de saúde prestados a açorianos no continente, mas a situação foi rejeitada pelo presidente do Governo Regional, alegando que os açorianos “não se tornam estrangeiros” quando chegam a Lisboa.
Lusa