“É possível fazer, como o temos comprovado nos Açores, um percurso inverso, sem deixar de reconhecer as dificuldades que temos”, afirmou Carlos César, que falava na cerimónia de inauguração de uma creche e atelier de tempos livres na freguesia dos Arrifes, em Ponta Delgada, com capacidade para oito dezenas de crianças.
O presidente do executivo regional salientou que os tempos são de dificuldades, sendo de esperar uma degradação das condições económicas e de apoio social nos estados membros na União Europeia, considerando, por isso, importante “onde e quando se possa, resistir à tendência de desproteção dos cidadãos”.
Nesse sentido, considerou que os Açores “têm de continuar a apoiar os que precisam”, recordando que existem no arquipélago 56 creches espalhadas pelas nove ilhas, que são permanentemente apoiadas pelas autoridades regionais.
A construção daquela que é a primeira creche da freguesia dos Arrifes, onde residem cerca de 8.000 pessoas, envolveu um investimento de 1,4 milhões de euros, valor que Carlos César considerou ter sido “muito bem empregue”, atendendo a que se trata de uma “obra importante para as famílias e para melhorar os cuidados com as crianças”.
Lusa