Carlos César empenhado em cooperação com São Tomé

O chefe do Executivo açoriano declarou-se esta quarta-feira empenhado no lançamento de “uma nova fase de colaboração, de diálogo e cooperação” entre os Açores e o Governo Regional do Príncipe.
Depois de um encontro na Madalena do Pico com o presidente da Assembleia Regional do Príncipe (República de São Tomé e Príncipe), Nestor Umbelina, Carlos César disse que, por isso, aceitou o convite para uma deslocação a esta ilha da República de São Tomé e Príncipe que lhe foi dirigido na reunião.

O presidente do Governo açoriano explicou que o convite para uma visita ao Príncipe tem por base o interesse em “estimular a cooperação bilateral”, conferindo-lhe “uma expressão mais concreta”.

Carlos César considerou “estimulante e necessária uma cooperação aprofundada, em geral, com todos os países insulares de expressão portuguesa e, em especial, com as regiões autónomas que os integram.”

A ilha do Príncipe (142 quilómetros quadrados) constitui, com a ilha de S. Tomé (859), a República Democrática de S. Tomé e Príncipe, dispondo de estatuto de região autónoma dotada de parlamento e um governo próprios.

Na terça-feira, Nestor Umbelina reuniu-se na Horta com o presidente do Parlamento açoriano, num encontro em que expressou reconhecimento pelo apoio prestado ao processo de elaboração do estatuto da Região Autónoma do Príncipe.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here