Cavaco Silva reforça votação nas nove ilhas do arquipélago

cavaco-silvaCavaco Silva venceu este domingo as eleições presidenciais nos 19 concelhos dos Açores, repetindo o resultado obtido em 2006 num arquipélago onde foi acusado de ser centralista e inimigo das autonomias regionais.
Cavaco Silva conseguiu 56,04 por cento dos votos, reforçando ligeiramente a votação de 2006, quando conseguiu 55,57 por cento.

A melhor votação de Cavaco Silva na eleição de hoje foi na Calheta, S. Jorge, com 77 por cento dos votos, e a pior no Corvo, com 44,83 por cento.

Manuel Alegre conquistou 25,13 por cento, tendo o melhor resultado na Povoação, em S. Miguel, com 33,37 por cento, e o pior na Calheta, com 14,12 por cento.

Na terceira posição ficou Fernando Nobre, com 10,92 por cento dos votos.

Esta vitória de Cavaco Silva nas nove ilhas do arquipélago ganha especial significado por ter sido nos Açores que Manuel Alegre formalizou a sua candidatura, ao lado de Carlos César, um dos seus principais apoiantes e dos maiores críticos do primeiro mandato presidencial de Cavaco Silva.

O eleitorado açoriano não parece ter valorizado os argumentos utilizados por Alegre e César, segundo os quais a autonomia regional estaria em perigo com a reeleição de Cavaco Silva e deu a vitória ao actual Presidente da República.

Questões como a polémica sobre a revisão do Estatuto Político-Administrativo ou a remuneração compensatória criada pelo governo regional de Carlos César não afectaram a votação de Cavaco Silva nos Açores, que acaba por ter uma percentagem superior à que obteve a nível nacional.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here