CDS exige explicações sobre custos do Centro de Radioterapia

O líder do CDS-PP nos Açores, Artur Lima, exigiu hoje que o secretário regional da Saúde, Miguel Correia, e o Governo regional deem explicações com “transparência” relativamente aos custos do Centro de Radioterapia dos Açores.

“O senhor secretário regional da Saúde tem muito para explicar aos açorianos. Ele tem que explicar porque é que uma parceria público-privada custava 35 milhões de euros e agora como Projeto de Interesse Regional (PIR), por cerca de seis ou sete milhões de euros, se faz a mesma coisa”, afirmou Artur Lima, em declarações aos jornalistas.

O responsável, que é também presidente do grupo parlamentar do CDS-PP nos Açores, falava em Ponta Delgada após uma reunião com o presidente da Agência para a Promoção do Investimento dos Açores (APIA).

Artur Lima disse ter conhecimento de que “foram apresentados dois projetos PIR de duas empresas diferentes que rondam o mesmo valor, entre os cinco e os sete milhões de euros”.

Além disso, acrescentou, colocar a radioterapia a funcionar em simultâneo em Ponta Delgada, na ilha de S.Miguel, e em Angra do Heroísmo, na Terceira, “rondará os 10 ou 11 milhões de euros, segundo a proposta de um dos concorrentes”.

“Quer dizer que o senhor secretário vai ter que explicar o que é que ia fazer com 35 milhões de euros do dinheiro dos açorianos. É tão simples quanto isto”, insistiu.

O Tribunal de Contas recusou o visto ao contrato do Centro de Radioterapia dos Açores por violação de norma financeira, salientando que o orçamento regional para 2012 não reporta “encargos futuros de valor superior a mil milhões de euros”, mas o Governo regional já assegurou que as obras vão arrancar “com uma nova solução financeira”.

Artur Lima lembrou que “os 35 milhões de euros eram investimento direto, porque a parceria com os encargos futuros custavam cerca de 68 milhões de euros”.

“É esta explicação que o senhor secretário regional da Saúde e o Governo regional têm que dar aos açorianos. E nós estamos a exigir que eles deem com transparência, porque os dinheiros públicos são de todos nós e pagamos impostos e há muito desemprego. É preciso que as pessoas sejam responsáveis e sobretudo responsabilizáveis”, sustentou Artur Lima, que garantiu levar o tema ao parlamento.

Além do projeto de construção do Centro de Radioterapia dos Açores, o líder regional do CDS-PP considerou existirem “incongruências” na projeto da medicina nuclear que estava para avançar no parque tecnológico da Terceira.

“O senhor secretário Miguel Correia não despacha o assunto. Tem posto entraves ao investimento”, apontou Artur Lima, que disse ter apelado hoje ao presidente da APIA para ser desbloqueado rapidamente o projeto de medicina nuclear, que “tanta falta faz aos doentes dos Açores”.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here