CDS insiste em novo modelo de transporte marítimo e avião cargueiro

graca silveira assembleiaA Vice-presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, Graça Silveira, anunciou, esta terça-feira, que vai insistir na realização de um estudo que encontre um modelo alternativo ao atual sistema de transporte marítimo de carga de e para os Açores, bem assim na aquisição de um avião mini cargueiro para melhorar o escoamento dos produtos açorianos.

“Não temos qualquer dúvida de que uma rede de transportes eficiente, devidamente articulada e, sobretudo, dimensionada à escala das trocas comerciais nos Açores é, seguramente, o investimento com maior retorno para a economia da região. Por isso, o CDS, neste Plano e Orçamento, volta a apresentar propostas que permitam resolver as questões logísticas do transporte de mercadorias, nomeadamente a de encontrar um modelo alternativo de transporte marítimo e a aquisição de um avião cargueiro para o transporte de mercadorias inter-ilhas”, afirmou.

Para a bancada do CDS a economia açoriana “está estrangulada por um modelo de transportes completamente obsoleto, sucedendo-se as queixas dos empresários sobre as dificuldades que sentem quanto ao escoamento dos produtos da pesca, da agricultura e da pecuária. Ora, por falta de capacidade de carga, ora porque os horários não estão devidamente articulados, ora porque o custo dos transportes é tão elevado que penaliza a competitividade das empresas açorianas”, denunciou Graça Silveira.

Graça Silveira falava no plenário do Parlamento Açoriano, reunido na cidade da Horta, após apresentação da proposta do Plano para 2018 que prevê para a área dos transportes, obras públicas e tecnologias de informação e comunicações um investimento global de 151.109.581 euros, sendo este valor repartido entre transportes, com mais de 86,5 milhões de euros, e obras públicas, tecnologias de informação e comunicações, com de 56,2 milhões de euros.

Ao nível das infraestruturas portuárias a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas, anunciou que serão concluídas as empreitadas nos portos da Casa, das Poças, das Velas e de Ponta Delgada e será iniciada a reparação dos danos no Porto da Madalena, sendo também lançados os procedimentos para contratação das empreitadas de requalificação do Porto da Horta e da beneficiação do Porto de Ponta Delgada, bem como da construção da rampa Ro-Ro no Porto de Pipas, assim como, serão desenvolvidos estudos sobre o terminal de passageiros do Porto de São Roque do Pico e do Porto da Praia da Vitória como plataforma logística internacional.

Ana Cunha, referiu ainda que no campo dos transportes marítimos, será concluído o procedimento para aquisição do novo navio de transporte interilhas, cujo anúncio foi publicado recentemente em Diário da República.

 

 

 

Açores 24Horas

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here