CDS-PP considera “vergonhosos” e “uma afronta” aumentos de um Euro

saude2“Uma afronta aos doentes” e “vergonhoso”. É desta forma que Artur Lima, Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores, classifica as actualizações das tabelas das diárias aos doentes deslocados, esta quarta-feira, publicadas em Jornal Oficial pela Secretaria Regional da Saúde.

Em Abril de 2009, aquando da discussão e votação do Plano e Orçamento para o ano passado, o CDS-PP apresentou uma Resolução onde se previa o aumento das diárias dos doentes para 70 euros (até ao final da presente Legislatura), bem como a reestruturação do SADEL e seu alargamento às cidades de Coimbra e Porto e a convenção de alojamento digno para os açorianos deslocados por efeito de doença, iniciativa aprovada por unanimidade, que resultou na Resolução n.º 12/2009/A, publicada em Jornal Oficial a 29 de Maio de 2009. Passado mais de um ano os populares criticaram, no início desta semana, o facto de tais compromissos não terem sido assumidos, ao que o Governo Regional respondeu que “a qualquer momento” seria publicada a Portaria com tais actualizações, algo que sucedeu, parcialmente, esta quarta-feira.

Artur Lima considera, no entanto, que “as actualizações anunciadas pelo Secretário Regional da Saúde são uma afronta aos doentes”, uma vez que, especificou, “apenas representam um aumento de um euro e poucos cêntimos” e apenas são feitas alterações a dois dos quatro escalões previstos na legislação.

Isto porque, explicou, “para se atingir os 70 euros até 2012 o Governo devia ter aumentado as diárias em cerca de 12 euros, mas o que vemos é o Secretário Regional a anunciar um aumento de 1,16 euros”.

Por outro lado, as criticas dos democratas-cristãos estendem-se à falta de concretização dos outros objectivos aprovados na Resolução do ano passado: “O Governo continua sem protocolar com unidades hoteleiras no Continente (Lisboa, Porto e Coimbra) e nas ilhas com Hospital alojamento convencionado para os doentes deslocados. Ao longo deste tempo não foi rigorosamente nada feito”, sublinha.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here