CDS-PP critica falta de equipamento de radioterapia no novo Hospital da IlhaTerceira

O líder do CDS-PP nos Açores, Artur Lima, defendeu hoje que o Governo Regional deve explicar porque motivo não foi instalado equipamento de radioterapia no novo Hospital da Ilha Terceira, que será inaugurado em breve.

“Os açorianos e os doentes, sobretudo, vão ser penalizados porque no hospital de Angra do Heroísmo não vai existir radioterapia, apesar de existir a infraestrutura”, afirmou Artur Lima numa conferência de imprensa realizada em frente ao novo Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira.

As críticas do líder regional centrista surgem depois de o presidente do executivo açoriano, Carlos César, ter garantido, na sequência da recusa do visto do Tribunal de Contas, que as obras do Centro de Radioterapia dos Açores iriam arrancar “com uma nova solução financeira”.

Para Artur Lima, não faz sentido investir num centro de radioterapia em S. Miguel, quando a ilha Terceira já tem as infraestruturas necessárias, desafiando o executivo regional a “explicar porque é que não quer radioterapia no hospital de Angra”.

“O Governo Regional por pura teimosia, mau planeamento, quer, insiste e teima em fazer um centro de radioterapia noutra ilha e vai gastar mais 35 milhões de euros, numa altura em que a Região atravessa uma grave crise, em que o desemprego é gritante e em que as famílias passam dificuldades”, denunciou.

Artur Lima considerou que o montante necessário para a construção de um centro de radioterapia em S. Miguel deveria ser investido no apoio aos doentes deslocados, salientando que o executivo regional ainda não cumpriu a promessa de “aumentar a diária para 70 euros”.

“Se o CDS-PP for Governo nos Açores, essa situação vai ser alterada. A radioterapia vai funcionar onde já devia estar a funcionar e as diárias dos doentes vão ser aumentadas”, prometeu o líder regional do CDS-PP.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here