A Comissão Directiva Regional do CDS-PP Açores anunciou hoje que vai “retirar a confiança política” ao presidente da Comissão Política de Ilha de São Miguel e ex-candidato à Câmara Municipal de Ponta Delgada, Hélio Matos.
Hélio Matos revelou hoje à agência Lusa que retirou a sua candidatura à Câmara Municipal de Ponta Delgada por ter sido “quebrada a confiança pessoal, estatutária e elementar” entre o líder do CDS-PP/Açores, Artur Lima, e as estruturas de ilha de São Miguel.
“O auto-excluído ex-candidato não nos parece reunir as condições políticas necessárias para desempenhar as suas funções de presidente de São Miguel. Neste contexto, a Comissão Directiva Regional do CDS-PP Açores determinou retirar a confiança política ao presidente da Comissão Política de Ilha de São Miguel”, declara-se em comunicado emitido após uma reunião realizado esta tarde, na ilha Terceira.
A direção regional do partido afirma que que foi “surpreendida” pela notícia de retirada da candidatura de Hélio Matos à presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada e pelos “surpreendentes motivos alegados”.
“No CDS-PP fomos todos convencidos pelo próprio Hélio Matos que ele seria o melhor candidato a apresentar no difícil contexto de Ponta Delgada e que, como o próprio afirmou, seria, no mínimo, um excelente vereador na Câmara Municipal, ou ainda, como ele próprio esperava, teria um resultado histórico para o CDS-PP nestas eleições” – declara a estrutura num comunicado enviado à comunicação social.
O orgão diretivo regional do CDS-PP considera que Hélio Matos “teve todo o apoio do partido” ao nível regional e “também” a nível de ilha e concelhio.
“A nível regional é o único candidato do CDS-PP Açores que já tem outdoors de campanha e têm-os desde 22 de Maio. É o único candidato do CDS-PP Açores cuja candidatura já recebeu verbas para a campanha, enquanto as restantes ainda não receberem nada”, declara a Comissão Directiva Regional do CDS-PP Açores.
De acordo com o CDS-PP dos Açores o apoio à candidatura de Hélio Matos “mereceu tal empenho” da direcção que foi decidido “triplicar as verbas” destinadas à campanha, algo que “não se verifica” em mais nenhum outro concelho, inclusive em concelhos onde concorrem dirigentes regionais do CDS-PP.
“A Comissão Directiva Regional do CDS-PP acreditou mais na candidatura de Hélio Matos, que o próprio, como se pode verificar pelo apoio financeiro já atribuído”, afirma-se no comunicado.
Hélio Matos é acusado de desistir da sua candidatura porque “percebeu que ‘não tinha unhas para tocar aquela viola'”.
“O ex-candidato Hélio Matos procura e inventa agora desculpas para desistir da candidatura, fugindo às suas responsabilidades partidárias, políticas e financeiras”, aponta a direção regional do partido.
A direcção regional do CDS-PP diz que “desconhece” a opinião dos restantes elementos que integram a Comissão Política de Ilha de São Miguel e qual a solução que preconizam para esta “lamentável situação” patrocinada por Hélio Matos.
Lusa