CDS-PP questiona Governo sobre obras paradas do porto de pescas das Velas

O Deputado do CDS-PP Açores, Luís Silveira, quer saber o que se passa com as obras do Porto de Pescas das Velas, ilha de São Jorge, que se encontram paradas há algum tempo, “tendo a mesma já sofrido alguns estragos causados pelo mar”.

Em requerimento enviado ao Parlamento, Luís Silveira questiona o Governo sobre os motivos que levaram a que a obra parasse e tenta perceber que eventuais consequências poderão daqui advir. 

 

Segundo o documento subscrito pelo parlamentar popular, a obra é da maior importância para o desenvolvimento concelhio e de ilha, tendo sido lançada a sua primeira pedra “em Agosto de 2009”, altura em que “o Senhor Presidente do Governo afirmou que a obra custaria cerca de 850 mil euros”.

Ainda segundo os democratas-cristãos, “a adjudicação à empresa Tecnovia foi realizada pelo valor de 698.260,00 Euros, com um prazo de execução de 303 dias”, só que “a obra encontra-se parada”.

Luís Silveira recorda ainda que “o Subsecretário das Pescas, na sequência de uma intervenção do CDS na reunião do Parlamento Açoriano, no passado mês de Novembro, informou que o projecto definitivo do Porto de Pescas das Velas se encontrava pronto, indo de encontro aos anseios dos Pescadores, e que na semana seguinte teria uma reunião com o empreiteiro, para que a obra arrancasse”, só que, critica, “passados mais dois meses, a mesma continua parada, sem que mais nada se tenha feito”.

 

Assim, o parlamentar centrista eleito pela ilha de São Jorge pergunta ao Governo se “tem ou não o projecto definitivo do Porto de Pescas das Velas pronto?”; “Qual o montante dos prejuízos causados pelo mar na obra e a quem serão imputados os seus custos?”; “Para quando prevê o Governo Regional o recomeço dos trabalhos?”; “Qual a data de conclusão da referida obra?”; “Foram ou não apresentadas as alterações finais do projecto aos Pescadores de São Jorge? Em caso afirmativo qual a posição dos mesmos na sua maioria em relação a essas alterações?”; “As alterações ao projecto vão ou não ter implicações com custo inicial da obra? Em caso afirmativo qual o custo final da mesma?” e, por fim, solicita “cópia completa da última versão do projecto, com as devidas correcções”. 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here