CDS/Açores acusa Governo de esconder situação financeira regional

O CDS-PP/Açores acusou esta quinta-feira o Governo Regional de esconder a situação financeira da região e corresponsabilizou-o pela crise no arquipélago, tendo o Executivo garantido que está a cumprir “integralmente” as metas orçamentais.
 

Falando durante um debate de urgência no Parlamento açoriano, reunido na cidade da Horta, o líder dos centristas nos Açores, Artur Lima, criticou a tentativa da “propaganda” socialista de encobrir a “dramática e preocupante” situação financeira da região autónoma.

“A tese de que o Governo Regional não tem responsabilidade na crise que nos assola não resiste, nem à realidade, nem à lógica”, disse Artur Lima, para quem os açorianos estão cansados do “excesso de propaganda” e do “défice de autenticidade”.

O deputado do CDS lembrou que os Açores apresentam “a maior taxa de sempre” de falências de empresas, de insolvências familiares e de desemprego, além de terem também “a maior percentagem do país” de beneficiários do Rendimento Social de Inserção e “a maior dívida pública de sempre”.

A estes resultados, António Marinho, do PSD, acrescentou outros dados estatísticos relacionados com as quebras na construção civil, no turismo e nas receitas dos impostos.

Para o parlamentar social-democrata, estes dados, a somar às dificuldades que vivem as famílias, demonstram que os açorianos estão a viver “a pior fase da história da autonomia”.

Aníbal Pires, do PCP, afirmou que a culpa da situação financeira do país e da região é do Governo da República, que acusou de estar a estrangular a economia e a gerar dificuldades às famílias, mas considerou que a região poderia adotar mais políticas para minimizar o impacto da crise.

“Vossas excelências não querem é utilizar os mecanismos autonómicos que têm ao seu dispor”, acusou Aníbal Pires, destacando que foi para se “protegerem” da austeridade de Lisboa que os açorianos lutaram por um regime autonómico.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here