CDS/Açores propõe estudo sobre impacto do fim das quotas leiteiras

O CDS-PP/Açores anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma proposta na Assembleia Legislativa, para que o Governo Regional encomende um estudo à Universidade dos Açores sobre os impactos do fim do regime de quotas leiteiras.
 

“Importa perceber quais os reais impactos da aplicação da decisão comunitária de abolição do regime de quotas até para se poder ainda influenciar o envelope financeiro e os tipos de apoios a atribuir à região no âmbito do próximo POSEI Açores”, frisou Artur Lima, líder da bancada parlamentar do CDS, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

Para Artur Lima, é tempo de acabar com as ilusões, porque “todos os dados indicam” que as quotas leiteiras vão “efetivamente acabar” e para que não se chegue a 2015 “com o leite derramado”.

“Só percebendo qual é impacto do fim da quota leiteira na economia açoriana é que poderemos estar melhor preparados enfrentar o futuro e defender o emprego”, adiantou, salientando que as 13 mil explorações agrícolas existentes na região são responsáveis por 30% da produção nacional de leite.

Segundo Artur Lima, o estudo deve ser encomendado à Universidade dos Açores, porque ela tem “todos os meios técnicos e científicos” para o fazer e porque deve ser colocada ao serviço do desenvolvimento da região.

“Sabemos que a Universidade dos Açores atravessa um período difícil de financiamento e parece-me que é uma boa ajuda também que o Governo dá à universidade”, salientou.

O líder regional centrista lembrou que o CDS já apresentou esta proposta por várias vezes, sem que ela tivesse sido aprovada, acrescentando que ela se enquadra na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, no âmbito da “defesa da marca Açores”.

Artur Lima frisou que o CDS deverá apresentar também, nos próximos tempos, uma proposta contra o financiamento de instalações de estabulação permanente de gado, que considera ser um “atentado” à marca Açores.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here