CDS/PP quer rota de carga aérea entre Ponta Delgada e Lisboa

O CDS/PP desafiou hoje o Governo dos Açores a “abrir uma rota de carga aérea” entre Ponta Delgada e Lisboa, alegando que o atual modelo de transporte coloca “constrangimentos nas trocas comerciais”.

“Num momento em que se tenta promover as exportações e a dinamização económica, faz todo o sentido que se vá para além da solução que temos nos Açores para o transporte de carga aérea. O CDS/PP desafia o Governo Regional a abrir uma rota de carga aérea entre os aeroportos João Paulo II, em Ponta Delgada, e da Portela, em Lisboa”, afirmou Pedro Medina, deputado regional do CDS/PP.

Pedro Medina, que falava numa conferência de imprensa em Ponta Delgada, frisou que existem “muitos constrangimentos no escoamento de mercadorias”, nomeadamente “ao nível dos produtos perecíveis”.

Nesse sentido, salientou o caso do pescado que, “devido à falta de lugar em muitos dos voos que fazem a ligação entre Ponta Delgada e Lisboa, tem que ser escoado por via marítima, em contentores frigoríficos”.

Para o CDS/PP, a nova rota de carga aérea a criar deveria ser realizada, “pelo menos, cinco vezes por semana”, admitindo que poderia ser “explorada” pela transportadora aérea regional SATA.

“Faz todo o sentido criar a rota de carga área”, defendeu Pedro Medina, recordando que já existe na Madeira e que, em termos de números de movimentos de carga, os Açores “têm vantagem”.

Pedro Medina frisou que “os Açores têm muitos produtos que podem ser colocados em diversos mercados e há todo o interesse que se altere a atual forma organizativa do transporte de carga aérea”, criticando as medidas “avulsas” que o executivo socialista tem anunciado, como a recente redução de 50 por cento na taxa de combustível do transporte aéreo de carga para o continente.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here