CDS/PP tem “muitas dúvidas” quanto à receita fiscal prevista para 2011

O CDS/PP manifestou esta quarta-feira “muitas dúvidas” sobre a receita fiscal prevista na proposta de orçamento para 2011 apresentada pelo Governo Regional dos Açores, que considera ser “demasiado optimista” na actual conjuntura de crise.
“Em tempos difíceis e de tão grande incerteza requeria-se uma previsão mais prudente”, afirmou o deputado regional do CDS/PP, Pedro Medina, salientando que as “principais dúvidas” do partido se referem às previsões de receitas do IVA, IRC, Imposto de Selo, ISV e ISP.

Nas contas do CDS/PP, a previsão de receita fiscal apresentada pelo governo açoriano para 2011 apresenta um excesso de “pelo menos, 20 milhões de euros”.

A proposta de Orçamento para 2011, que começa a ser discutida a 23 de Novembro no parlamento regional, ascende a 1354,3 milhões de euros, estimando o governo uma receita fiscal de 522,9 milhões de euros no próximo ano.

Em impostos directos, o executivo espera cobrar 187,3 milhões de euros, dos quais 152,3 milhões em IRS e 35 milhões em IRC.

Nos impostos indirectos, a receita prevista ascende a 326,5 milhões de euros, sendo 201,2 milhões em IVA, 55 milhões em Imposto sobre Produtos Petrolíferos, 30 milhões em Imposto sobre o Tabaco e 10,5 milhões em Imposto sobre Veículos.

Numa conferência de imprensa hoje realizada em Ponta Delgada, Pedro Medina, manifestou ainda a “estranheza” do CDS/PP pela falta de um mapa plurianual de responsabilidades futuras já assumidas pelo executivo regional, que considerou ser “essencial do ponto de vista da transparência”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here