CGTP anuncia abaixo-assinado para aumentar acréscimo regional ao salário mínimo

A CGTP/Açores anunciou hoje o lançamento de um abaixo-assinado para exigir o aumento do acréscimo ao salário mínimo nacional na região, numa iniciativa que pretende “minimizar os efeitos das medidas gravosas contra os trabalhadores”.

O lançamento deste abaixo-assinado foi revelado numa conferência de imprensa em Ponta Delgada, onde esta central sindical anunciou também que vai elaborar o Caderno Reivindicativo dos Trabalhadores Açorianos para 2013, documento que pretende ser “um contributo para a construção de um modelo político, económico e social mais justo nos Açores”.

No comunicado distribuído neste encontro com os jornalistas, a CGTP/Açores defende que “os trabalhadores não podem baixar os braços”, revelando as iniciativas previstas para a região no quadro das ações de luta promovidas pela CGTP a nível nacional.

Assim, estão previstos plenários de dirigentes, delegados e ativistas sindicais para a Horta (11 de junho) e Ponta Delgada (12 de junho), além de uma concentração de trabalhadores na Horta, a 13 de junho.

Relativamente à situação social e económica nos Açores, a Comissão Coordenadora da CGTP na região disse que muitas famílias vivem “uma realidade profundamente penalizadora e angustiante”, salientando que o desemprego é um “flagelo social” e o endividamento tem vindo a aumentar.

A CGTP/Açores considerou ainda “gritante” a precariedade laboral na região, defendendo que “não é com a revisão do Código do Trabalho que está para apreciação do Presidente da República que se resolvem os profundos problemas com que os trabalhadores se deparam”.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here