Chegou a hora do livro digital

kindleAtravés do Kindle é possível aceder à internet, comprar o livro que se pretende, descarregá-lo e, posteriormente, lê-lo através daquele equipamento. Uma inovação que ainda não chegou a Portugal.
Foi lançado, recentemente, um instrumento inovador que não exige, aos amantes da literatura, a contínua compra de livros, nem as constantes idas à livraria. O Kindle é um pequeno equipamento, criado pela empresa Amazon, cuja principal função é ler os chamados e-books – livros electrónicos que podem encontrados e comprados através da internet.

 

De uma forma geral, aquilo que é possível fazer através do Kindle é aceder à internet, comprar o livro que se pretende ler, descarregá-lo e, posteriormente, lê-lo através daquele equipamento. De pequenas dimensões e extremamente leve, é possível levar o Kindle para qualquer lado e retomar a leitura a partir da página em que a mesma foi interrompida.

 

Tendo sido lançado no ano passado, este equipamento já mereceu uma actualização, sendo que o seu sucessor, o Kindle 2, foi concebido para acumular muitas mais funcionalidades, todas elas relacionadas com a leitura.
Numa altura em que se debate a manutenção dos meios de comunicação social em suporte de papel, o Kindle 2 pode vir a ser a resposta às dúvidas que têm vindo a ser suscitadas neste meio de informação, já que este equipamento não lê apenas e-books. Jornais e blogues integram agora a listas de documentos que podem ser descarregados e lidos através do Kindle 2.

Disponível apenas nos Estados Unidos da América, por enquanto os meios de comunicação social a que se pode aceder através do Kindle 2 passam pelo New York Times, o USA Today, entre outros. Em relação aos blogues acontece o mesmo, sendo que apenas os mais famosos blogues americanos têm entrada naquele equipamento tecnológico.

O site Amazon.com, o qual possui, na versão brasileira, alguns livros traduzidos para português é o portal de eleição para a compra dos livros electrónicos. De acordo com os seus criadores, o Kindle 2 pode ficar até cinco dias sem requerer qualquer carregamento da bateria e tem ainda a capacidade de transformar textos escritos em textos falados. No que diz respeito à capacidade de armazenamento, pode guardar cerca de 3.500 livros. Para além disso, pode conter faixas de música em formato MP3. Contudo, ao contrário do seu antecessor, a segunda versão do Kindle não possui entrada para cartão de memória SD.

No que diz respeito às suas dimensões, o Kindle 2 tem um ecrã duas vezes maior que a versão anterior, com 24,6 cm e tem 3,3GB de memória interna. O seu software permite ler documentos em formatos PDF, MP3 e TXT.

 

 

 

in Expresso das Nove

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here