Chuva e vento forte a partir do final da tarde

Dezassete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de chuva e vento forte a partir do final do dia de hoje, agravando-se na sexta-feira, disse a meteorologista Maria João Frada.

Em declarações hoje à agência Lusa, a meteorologista adiantou que o Instituto de Meteorologia (IM) colocou nove distritos de Portugal Continental sob aviso laranja e oito a amarelo devido à previsão de chuva e vento forte que são provocados por uma massa de ar tropical.

“Para hoje já estamos a prever céu geralmente muito nublado com ocorrência de precipitação fraca que vai intensificar-se gradualmente no Minho e Douro Litoral para o final do dia. A intensificação da chuva será devido a uma massa de ar tropical e vai começar a afectar todo o território do continente a partir do final do dia de hoje (…)”, adiantou à Lusa a meteorologista.

De acordo com Maria João Frada, a massa de ar vai estender-se gradualmente ao restante território com “bastante dinâmica associada”, prevendo-se precipitação forte para o final do dia.

Na sexta-feira, a previsão aponta para um agravamento do estado do tempo com precipitação forte acompanhada de vento com rajadas, que podem atingir os 110 km/hora nas terras altas do interior centro, prevendo-se queda de neve nas zonas acima dos 1.500 metros.

“Amanhã [sexta-feira], a precipitação vai caracterizar-se pela persistência, principalmente, nas regiões do norte e centro. A chuva vai ser persistente e forte, havendo uma diminuição para o final do dia das quantidades de precipitação e uma melhoria gradual nas regiões do norte do litoral do Cabo Mondego”, disse, acrescentando que devido à massa de ar quente vai haver uma subida das temperaturas mínimas e máximas.

“O cenário vai desagravar gradualmente a partir do final da tarde de amanhã [sexta-feira], embora na região sul comece a haver um agravamento começando com períodos de chuva com pouca intensidade e que poderá ser forte no final do dia no Alentejo acompanhada de vento”, contou.

Sob aviso laranja – o segundo mais grave da escala de quatro avisos do IM e chama a atenção para uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado” – estão os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Braga, Aveiro, Viseu Castelo Branco e Guarda.

Os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo que implica uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Sob aviso amarelo – que vai vigorar entre hoje e segunda-feira -está também o arquipélago dos Açores devido à previsão de forte agitação marítima com ondas que podem chegar aos sete metros.

Por isso, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda, em comunicado que sejam tomadas medidas de precaução, particularmente aos pescadores para que redobrem os cuidados na faina diária.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here