Cidade da Horta recebe cinco regatas internacionais em 2019

São cinco as regatas internacionais que durante este ano de 2019, aportam à cidade mar, sendo “a posição da Horta no mundo das regatas internacionais algo que nos deve orgulhar a todos”, afirmou José Leonardo Silva, presidente da autarquia e da comissão náutica, na ocasião da apresentação do calendário das provas, realçando ainda o papel dos parceiros nesta matéria, certo que “sem parceiros não conseguimos atingir os nossos objetivos. É este o caminho que temos de percorrer em relação ao futuro e para que isso possa acontecer o apoio dos parceiros é fundamental”.

Com a primeira prova, oriunda de Guadalupe a chegar ao Faial já a partir de 30 de março a Comissão Náutica Municipal está já a trabalhar para que a Horta “seja o centro de todas as políticas” no que às várias vertentes, da náutica, nomeadamente da vela de cruzeiro diz respeito, adiantou José Leonardo, destacando neste desafio o Canal de Informação e promoção – o “Horta Nautic”, e o trabalho que a CNMH tem desenvolvido e está a desenvolver no âmbito da promoção do Faial e dos Açores no mundo da vela internacional.

Também José Decq Mota, presidente do Clube Naval da Horta, salientou o papel que a Horta tem no turismo náutico. “Nestes últimos anos conseguimos colocar a Horta no panorama da vela competitiva internacional e isso é imensamente importante, quer para a valorização do mar dos Açores como do Porto da Horta”, disse, consciente contudo que “ainda há passos a dar porque temos condições ímpares nesta matéria”. 

Coube a Armando Castro a apresentação técnica das quatro provas que virão ao Faial: a Le Défi Atlantique – Class40 no percurso Guadalupe- Horta- La Rochelle. Trata-se de uma nova corrida proposta pela Grand Pavois Organization com o apoio da Class40 e da Federação Francesa de Vela. Parte a 23 de março de Guadalupe e os veleiros desta prova devem chegar a 30 de março e zarpar a 8 de abril da Horta. Estão previstos 15 veleiros.

A Regata Internacional ARC Europe, sai de St George’s, Bermuda, a 15 de maio, rumo ao Faial. Os primeiros barcos estão previstos chegar a 30 de maio. Estão inscritas 30 embarcações. A 5 de junho os barcos saem da Horta.

A regata internacional de Les Sables-Les Açores-Les Sables sai do porto francês a 29 de junho e estima-se chegar ao Faial a 6 de julho, partindo os veleiros na sua viagem de regresso a Les Sables a 12 de julho.

Entre os dias 1 e 3 de agosto chega ao Faial a Regata Douarnenez/Horta/Douarnenez IRC que sai de França a 26 de julho.

Nos mesmos dias é esperada a frota da classe Fígaro da Regata Douarnenez/Horta/Douarnenez. São esperados entre 15 a 18 barcos nesta classe.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here