CINEMA CANADIANO NO FIKE 2009

A antestreia do filme “Le Bonheur de Pierre” constitui um dos momentos altos da programação de segunda-feira, 30 de Novembro, um dia marcado pela presença do Canadá no FIKE (Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora).

“Le Bonheur de Richard” (“Happy Man” na versão em inglês) é uma co-produção canadiano-francesa, realizada por Robert Ménard e interpretada por Pierre Richard, Rémy Girard e Louise Portal. Esta divertida comédia foi recentemente exibida no New York Film Festival e na Mostra de Cinema de São Paulo. A projecção terá lugar pelas 16h00 de segunda-feira, dia 30, no Auditório Soror Mariana, na Rua Diogo Cão.

A presença canadiana no FIKE 2009 é ainda assinalada pela realização de uma conferência dedicada a questões ligadas à produção cinematográfica. Paul Lannon, presidente da Atlantic North Development Corporation, falará sobre oportunidades de negócio e investimentos do Canadá. Chris Bonnel, presidente da Film Commission das regiões canadianas da Terra Nova e do Labrador, abordará a temática da cooperação cinematográfica com o Canadá. A conferência terá início às 11h00 de segunda-feira, no Hotel M’AR De AR Aqueduto, na Rua Cândido Reis, junto à Porta da Lagoa.

 

Encerrando a programação do dia 30, decorrerão, no Auditório da Universidade de Évora, no Colégio Espírito Santo, mais duas sessões competitivas do FIKE 2009, com início às 18h00 e às 21h30.

Trata-se das duas últimas sessões competitivas desta edição do festival, cujos prémios serão atribuídos na terça-feira, dia 1 de Dezembro, no decurso da sessão de encerramento do FIKE 2009, marcada para as 18h00, no Auditório da Universidade de Évora.

Em disputa estão os troféus FIKE para a melhor ficção e para a melhor animação, e o Troféu FIKE/Estação Imagem, instituído este ano para premiar o melhor documentário. Em disputa estão ainda o Prémio do Público, o Prémio Dom Quijote (da Federação Internacional de Cineclubes), o Prémio Onda Curta da RTP para o melhor filme, e o Prémio da Organização.

Serão ainda atribuídos seis diplomas, ao melhor argumento, melhor fotografia, melhor representação, melhor curta-metragem europeia, melhor curta-metragem portuguesa, e melhor comédia (na competição especial).

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here