Cinzas de Natália Correia foram trasladadas para a ilha de S. Miguel

natalia-correiaAs cinzas de Natália Correia e de Dórdio Guimarães, que se encontravam no Panteão dos Escritores, no cemitério dos Prazeres, em Lisboa, já foram trasladadas para a ilha de S. Miguel, onde ficarão depositadas, em local próprio, no jardim interior da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. 

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, cumpre o desejo manifestado de trazer as cinzas para S. Miguel , confirmado por procuração de Helena Roseta, testamenteira de Dórdio Leal Guimarães, único herdeiro de Natália Correia, falecido em 1997.

Foi também o seu único herdeiro que deixou por testamento público ao Governo Regional dos Açores o recheio da casa de Natália Correia, a pinacoteca e escultura de ambos, a biblioteca, composta por 10.164 obras da coleção de Natália e 2.283 da coleção de Dórdio Guimarães, manuscritos e originais de ambos e ainda o acervo da exposição ‘Homenagem Nacional a Natália Correia’.

Estes bens estão já depositados na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

A Secretaria Regional da Educação e Cultura divulgará, em tempo oportuno, o ato público de deposição das cinzas no jardim interior da Biblioteca Pública e Arquivo Regional e Ponta Delgada.

Natália Correia, nascida em S. Miguel, em 1923, e com residência em Lisboa, onde faleceu a 16 de março de 1993, notabilizou-se ao longo da sua vida  através de diversas vertentes da escrita, já que foi poetisa, dramaturga, romancista, ensaísta, tradutora, jornalista, guionista e editora. 

Com obra traduzida para várias línguas, o que prova o seu valor e reconhecimento também a nível internacional, Natália Correia obteve o Grande Prémio da Poesia de 1991, da Associação Portuguesa de Escritores. 

Galardoada com a Grande Ordem de Santiago e a Grande Ordem da Liberdade, Natália Correia desempenhou também um papel interventivo na vida política nacional.

O Governo dos Açores organizou uma exposição itinerante no âmbito das comemorações regionais do 90.º aniversário de nascimento e 20.º aniversário da morte desta grande escritora açoriana, que percorreu todas as ilhas do arquipélago, além de uma exposição documental.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here