Clube Naval no Salão Náutico de Paris

O Presidente do Clube Naval da Horta vai estar presente no próximo dia  9 de Dezembro no Salão Náutico Internacional de Paris, para apresentar publicamente a edição 2009 da regata oceânica L’ATLANTIQUE POGO 8.50.

Esta regata que teve a sua estreia em 2007 e acontece de dois em dois anos. Parte de Douarnenez na última semana de Julho e da Horta após a Semana do Mar, regressando à cidade original. Escalão: Pogo 8.50, tripulados single handed ou double-handed.

O Salão Náutico Internacional de Paris recebe anualmente cerca de 300 mil amantes e profissionais ligados ao desporto e diversão náutica. Este certame reúne mais de 1200 expositores, com representação de cerca de 1400 marcas mundiais e três dezenas de países, estando dividido em cinco áreas temáticas: barcos à vela, barcos a motor; ambiente, equipamento e juventude.

Pela dimensão deste evento se depreende a pertinência da data para apresentação da   regata Regata L’Atlantique Pogo destinada a embarcações da classe 8.5 e 10.

Trata-se de uma regata que veio recuperar a já extinta Vannes-Açores-Vannes, que se realizou até meados da década de 90 e em que, curiosamente, Armando Castro, homem da nossa marina e colaborador activo do Clube Naval da Horta, participou.

Com esta competição eleva-se para três as regatas internacionais que vão escalar o porto da Horta por ocasião do maior festival náutico do país.

Com mais esta regata internacional a escalar o porto da Horta é o resultado do trabalho exercido pelo Clube Naval da Horta e demais entidades na promoção desenvolvida, baseada no historial e na capacidade de receber e organizar regatas.

Recorde-se que esta Regata surgiu na sequência de uma conversa mantida no decorrer da última Assembleia-Geral da Association Internactional Pogo que teve lugar no Salão Náutico de Paris, realizada em 2006. Aí ficou decidido que esta prova seria realizada no Verão de 2007 e destinada a embarcações Pogo 8.50, denominando-se “L’Atlantique Pogo 8.50”.

Uma vez encontrado o porto de largada em França, a organização não teve qualquer dificuldade em eleger a Horta como porto de destino, tendo em conta o seu historial no que diz respeito a organizações desta natureza.

Assim, no seguimento da política adoptada pela Administração do Porto da Horta e pelo Clube Naval da Horta no que concerne à promoção do Porto e do Clube Naval desta cidade-mar, surgiu mais esta iniciativa que ligou duas cidades com grande tradição náutica: a cidade da Horta, no Arquipélago dos Açores e a cidade de Douarnenez, na costa oeste de França.

 

 

in Gabinete de Imprensa do Clube Naval da Horta

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here