Comissão dá parecer negativo à criação de disciplina de História dos Açores

A Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores emitiu parecer negativo ao projecto de resolução apresentado pelo deputado do PPM, que previa a criação de uma disciplina de História dos Açores para o terceiro ciclo, anunciou hoje a deputada socialista Cláudia Cardoso.

 

       Segundo a Presidente da Comissão Parlamentar, que se reuniu na delegação de Ponta Delgada do Parlamento, não faz sentido, no âmbito do enquadramento do currículo nacional e na elaboração do currículo regional, que está na sua fase final, criar um acréscimo de mais uma disciplina para os alunos do terceiro ciclo.

 

       “Isso seria sobrecarregar a carga horária” dos estudantes deste nível de ensino, salientou Cláudia Cardoso, para quem esta nova disciplina poderia até gerar conflitualidades desnecessárias.

 

       “Nós entendemos que deve ser feito o que já é em muitos casos, que é a integração da História dos Açores, que não é fechada em si, porque interage com a História Mundial, Internacional e Europeia”, explicou a Presidente da Comissão de Assuntos Sociais, em declarações à comunicação social.

 

       De acordo com Cláudia Cardoso, a esmagadora maioria dos pareceres que chegaram à Comissão de Assuntos Sociais sobre esta matéria, provenientes dos conselhos executivos das escolas e dos seus departamentos de história, apontam no mesmo sentido, ou seja, a sobrecarga lectiva desnecessária para os alunos e até para “alguma perigosidade de se isolar a história dos Açores num casulo”.

       “Se aceitássemos a criação da História dos Açores poderia ser perigoso por outra razão; outras disciplinas poderiam requerer, com a mesma legitimidade, também a criação” de disciplinas com conteúdos específicos dos Açores, concluiu. 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here