Concerto de Ano Novo assinala início de novo ano cultural do Coliseu Micaelense

Inspirado no tradicional encontro musical que cada ano se celebra em Viena de Áustria, o Coliseu Micaelense apresenta o Concerto de Ano Novo com uma atrativa seleção de música clássica.

A 5 de janeiro a Banda Filarmónica Fundação Brasileira dos Mosteiros, sob a direção do maestro Daniel Caceiro, interpreta, entre outros, temas de Tchaikosvky, Johan Strauss, Radetsky e Ferrer Ferran. 

O concerto tem a duração de, aproximadamente, 90 minutos e conta com a participação de meia centena de músicos acompanhados, na voz, por Mariana Pinheiro e João Costa.

O evento assinala o início de um novo ano cultural do Coliseu Micaelense, pautado por uma série de alterações na sua atividade com o propósito de valorizar a solidariedade em eventos de grande dimensão e promover a responsabilidade social como prática corrente em iniciativas artísticas.

O Concerto de Ano Novo promovido pela Banda Filarmónica Fundação Brasileira dos Mosteiros, no âmbito do encerramento das comemorações do seu 150.º aniversário, está agendado para as17h00 do dia 5 de janeiro. Os bilhetes começam a ser vendidos pelo valor de 1€ amanhã, 20 de dezembro, na Bilheteira do Coliseu.

Inicialmente com o nome “Recreio dos Mosteiros”, a Banda Fundação Brasileira foi fundada em 1863 e é considerada uma das bandas filarmónicas mais antigas do arquipélago dos Açores.

Fundada por Inácio Câmara, que emigrou para o Brasil e, junto de amigos e conhecidos, conseguiu reunir vários apoios para a criação da filarmónica. Em sinal de gratidão, o nome foi alterado para “Proteção Brasileira”. Em 1873, o presidente da filarmónica, o comendador Ângelo José Dias, alterou a designação para “Fundação Brasileira”, nome que se mantém até aos dias de hoje.

Durante os seus 150 anos de existência, a Banda Fundação Brasileira regista diversos momentos de relevo, como é o caso de, em 1974, ter sido a primeira banda filarmónica de São Miguel a deslocar-se aos Estados Unidos da América. Ao longo dos anos, teve a oportunidade de realizar várias deslocações a diversas ilhas do arquipélago dos Açores, ao continente português e, pela segunda vez, aos Estados Unidos da América. Em 1998 ficou em 1.º lugar no 1º  Concurso de Bandas realizado em São Miguel.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here