Concluído novo modelo de financiame​nto de IPSS nos Açores

O Governo dos Açores já concluiu o trabalho de reforma do financiamento das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) na região, anunciou hoje o presidente do executivo açoriano, Vasco Cordeiro.
“Consiste na definição de um critério uniforme, transparente e rigoroso, que iguala o apoio de todas as instituições em função da sua atividade, introduzindo um valor igual por cada utente, diferenciado em função de cada uma das diversas valências”, frisou, acrescentando que o objetivo é valorizar cada vez mais “a eficácia da gestão e a eficácia do trabalho” que as instituições desenvolvem.
Vasco Cordeiro falava durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia dos Altares, no concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.
De acordo com o presidente do Governo Regional, o financiamento das IPSS nos Açores será reforçado, passando de cerca de 52 milhões de euros, para um montante que “ultrapassa os 53,5 milhões de euros”.
“Consideramos que nesta conjuntura faz sentido, tem razão de ser, este esforço acrescido de financiamento das Instituições Particulares de Solidariedade Social, sobretudo para conseguirmos este objetivo de não deixar ninguém para trás, em parceria”, salientou.
Com o novo modelo, das cerca de 233 instituições que têm protocolos com o executivo açoriano, 173 mantêm ou reforçam o seu financiamento e cerca de 60 verão este valor ajustado.
Segundo Vasco Cordeiro, as alterações vão permitir um reforço da capacidade de resposta das instituições, que em camas para utentes mais idosos, por exemplo, aumentam em “dois milhares”.
A nova valência da Santa Casa da Misericórdia dos Altares, em que o executivo açoriano investiu mais de um milhão de euros, será construída nos próximos 18 meses, tendo uma capacidade prevista para 21 utentes.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here