Os Presidentes da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, da Assembleia Nacional de Cabo Verde, do Parlamento das Canárias e da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira apresentaram esta quarta-feira, no Parlamento Europeu, as conclusões das VIII Jornadas Parlamentares Atlânticas, que decorreram em junho de 2016.
Na audiência com a Presidente da Comissão do Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, Iskra Mihaylova, foram abordadas as principais aspirações dos Açores, Cabo Verde, Canárias e Madeira, expressas nos documentos finais dos quatro Grupos de Trabalho que reuniram no encontro supracitado, em matéria de economias insulares, transportes, novas tecnologias, conhecimento, crescimento sustentável, energias alternativas, ambiente e cultura.
Para a Presidente Ana Luís, o fortalecimento das Jornadas Parlamentares Atlânticas, imprimido em 2015, permite fazer chegar às entidades europeias uma posição concertada de defesa destes arquipélagos, de forma mais eficaz, como foi exemplo a reunião de hoje.
Durante a audiência, a Presidente do Parlamento açoriano reiterou, ainda, a importância da Política de Coesão e o aprofundamento dos seus instrumentos para o desenvolvimento das Regiões Ultraperiféricas, bem como a pertinência do reconhecimento efetivo da posição geostratégica das regiões dos Açores, Canárias e Madeira e da República de Cabo Verde.
As Jornadas Parlamentares Atlânticas, constituídas em 1990, firmam-se no relacionamento histórico, político, económico, social, cultural e afetivo existente entre os arquipélagos insulares da Macaronésia promovendo, a partir destes princípios, uma maior proximidade e espaços de diálogo, partilha e de reflexão, nomeadamente no que diz respeito aos assuntos de interesse comum e aos desafios que atualmente se colocam.
Nos termos do Regulamento das Jornadas Parlamentares Atlânticas, o IX Encontro realizar-se-á em 2018, nos Açores, cabendo à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a sua organização e a coordenação do Grupo de Ligação.
Devido às condições meteorológicas nos Açores, com consequências nas ligações aéreas, não foi possível a realização da reunião prevista entre a Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Ana Luís, e os Eurodeputados açorianos.