Conclusões das VIII Jornadas Parlamentares Atlânticas entregues no Parlamento Europeu

ana luisOs Presidentes da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, da Assembleia Nacional de Cabo Verde, do Parlamento das Canárias e da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira apresentaram esta quarta-feira, no Parlamento Europeu, as conclusões das VIII Jornadas Parlamentares Atlânticas, que decorreram em junho de 2016.

Na audiência com a Presidente da Comissão do Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, Iskra Mihaylova, foram abordadas as principais aspirações dos Açores, Cabo Verde, Canárias e Madeira, expressas nos documentos finais dos quatro Grupos de Trabalho que reuniram no encontro supracitado, em matéria de economias insulares, transportes, novas tecnologias, conhecimento, crescimento sustentável, energias alternativas, ambiente e cultura.

Para a Presidente Ana Luís, o fortalecimento das Jornadas Parlamentares Atlânticas, imprimido em 2015, permite fazer chegar às entidades europeias uma posição concertada de defesa destes arquipélagos, de forma mais eficaz, como foi exemplo a reunião de hoje.

Durante a audiência, a Presidente do Parlamento açoriano reiterou, ainda, a importância da Política de Coesão e o aprofundamento dos seus instrumentos para o desenvolvimento das Regiões Ultraperiféricas, bem como a pertinência do reconhecimento efetivo da posição geostratégica das regiões dos Açores, Canárias e Madeira e da República de Cabo Verde.

As Jornadas Parlamentares Atlânticas, constituídas em 1990, firmam-se no relacionamento histórico, político, económico, social, cultural e afetivo existente entre os arquipélagos insulares da Macaronésia promovendo, a partir destes princípios, uma maior proximidade e espaços de diálogo, partilha e de reflexão, nomeadamente no que diz respeito aos assuntos de interesse comum e aos desafios que atualmente se colocam.

Nos termos do Regulamento das Jornadas Parlamentares Atlânticas, o IX Encontro realizar-se-á em 2018, nos Açores, cabendo à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a sua organização e a coordenação do Grupo de Ligação.

Devido às condições meteorológicas nos Açores, com consequências nas ligações aéreas, não foi possível a realização da reunião prevista entre a Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Ana Luís, e os Eurodeputados açorianos.

 

 

talholagoa1

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here