Concurso destinado a estudantes para combater o racismo e a xenofobia, lançado hoje na ilha do Pico

Dirigido aos jovens, foi lançado hoje o concurso Açores: Mar de Culturas, que visa contribuir para combater o racismo e a xenofobia numa região onde vivem imigrantes de mais de 80 nacionalidades.

O tema para a produção de trabalhos é a imigração nos Açores, devendo ser privilegiada “a sensibilização da sociedade para as questões da igualdade, cidadania, diversidade cultural e combate à discriminação racial e cultural, entre outras”, esclareceu o Diretor Regional das Comunidades, durante uma aula aberta sobre “A interculturalidade nos Açores no século XXI” que realizou hoje, na Escola Básica e Secundária de S. Roque do Pico.

Podem concorrer alunos do 10.º e 11.º ano de escolaridade, bem como a alunos dos dois primeiros anos de cursos profissionais de nível 3 inscritos em estabelecimentos de ensino nos Açores no presente ano letivo, que deverão, em grupos de três, apresentar um trabalho em vídeo sobre a temática da imigração nos Açores, podendo apresentá-lo em reportagem jornalística, histórica e/ou criativa”.

O prazo de entrega é 30 de maio, na Direção Regional das Comunidades, sendo o trabalho vencedor divulgado até 31 de julho, e a equipa vencedora e o professor responsável premiados com uma viagem a Genebra, na Suíça, onde terão a oportunidade de visitar diversas instituições internacionais na área das migrações, nomeadamente a sede da Organização Internacional das Migrações (OIM).

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here