Contos tradicionais europeus percorrem ilhas do Grupo Ocidental dos Açores

A terceira fase do projeto ‘Conta-me outros Contos – Sortido de Histórias da Europa’ decorre esta semana nas ilhas do Grupo Ocidental, com a realização de sessões dirigidas às escolas, ao público sénior dos centros de dia ou de convívio e à população em geral.

As sessões tiveram início hoje, na EB 1,2 JI das Lajes das Flores, para os alunos do 1.º e 2.º Ciclo, enquanto, na quarta e na quinta-feira, 24 e 25 de outubro, o Auditório Municipal de Santa Cruz das Flores acolhe as sessões dirigidas aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclo da Escola Básica e Secundária das Flores, bem como ao público sénior, em colaboração com a Câmara Municipal de Santa Cruz.

Ainda no dia 25 de outubro, terá lugar uma sessão na EB/JI de Ponta Delgada e outra no Centro de Dia desta freguesia do concelho de Santa Cruz das Flores, enquanto à noite o Auditório Municipal recebe um serão de contos tradicionais europeus, com início às 21H30 e aberto a toda a população.

A ilha do Corvo recebe esta iniciativa na sexta-feira, 26 de outubro, com uma sessão para os alunos da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira que terá lugar na Biblioteca, às 16H00, e outra para o público sénior do Centro de Convívio da Misericórdia, além de um serão de contos tradicionais europeus para o público em geral.

A narração oral de contos tradicionais europeus nesta atividade intergeracional está a cargo do ator e contador de histórias açoriano Valter Peres, responsável pela dinamização deste projeto, que é promovido pelo Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas nas nove ilhas do arquipélago.

Esta iniciativa, que integra o programa ‘Cidadania Europeia – A Europa para os Açorianos 2017/2020’, visa difundir e valorizar a riqueza do património cultural imaterial europeu, neste caso a narrativa oral, que tem contribuído para a transmissão de saberes, acesso a crenças e conhecimento da etnografia, além de permitir a continuidade de traços culturais dos diferentes povos.

Este ano já foram realizadas duas dezenas de ações nas ilhas do Faial, São Jorge e Graciosa, depois de, em 2017, se terem realizado três dezenas de sessões nas ilhas do Pico, Terceira, São Miguel e Santa Maria para os vários públicos alvo deste projeto e em espaços de educação não formal e espaços de promoção cultural existentes em todos os concelhos da Região.

Em 2018 também se realizou uma sessão deste projeto em Lisboa, no âmbito da Futurália, a maior feira de educação e formação de âmbito nacional, e a propósito do Ano Europeu do Património Cultural.

Os interessados podem obter mais informações sobre este projeto e sobre as sessões que o integram no Portal do Governo, em: http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srapre/textoImagem/Conta-me_outros_contos.htm.

Pub

1 COMENTÁRIO

  1. Estou realizando uma pesquisa referente a histórias dos Açores entre anos de 1500 a 1800. Gostaria de saber como eu poderia ter acesso a informações online de Contos, lendas e parte da história dos Açores.
    Sou brasileiro de Santa Catarna.
    GRATO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here