Covid-19 | Santa Maria regista primeiro caso positivo desde o inicio da pandemia

Foto - Direitos de Autor

Foram diagnosticados seis casos positivos de COVID-19 nos Açores, nas ultimas 24horas, sendo um na ilha de Santa Maria, um na ilha de São Miguel, um na ilha do Pico e três na ilha Graciosa.

O caso detetado na ilha de Santa Maria – o primeiro registado nesta ilha – reporta-se a um indivíduo do sexo feminino, com 30 anos de idade, que desembarcou na Região proveniente de ligação aérea com o território continental, que realizou teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 antes do embarque com resultado negativo e que foi diagnosticado com COVID-19 no teste de despiste efetuado após o sexto dia.

O caso diagnosticado na ilha de São Miguel refere-se a um indivíduo do sexo feminino, com 66 anos de idade, contacto próximo de alto risco de um dos casos positivos recentemente diagnosticados.

O caso diagnosticado na ilha do Pico reporta-se a um indivíduo do sexo masculino, com 10 meses de idade, filho de um dos casos positivos recentemente detetado, e que frequenta uma creche.

A Autoridade de Saúde Concelhia determinou o isolamento profilático e testagem das crianças pertencentes à mesma turma, bem como dos funcionários do estabelecimento, para aprofundamento da investigação epidemiológica e contenção de possível disseminação e propagação do vírus.

Os três casos diagnosticados na ilha Graciosa reportam-se a dois indivíduos do sexo feminino, com 3 e 14 anos de idade, e a um indivíduo do sexo masculino, com 47 anos de idade, pertencentes ao um agregado familiar que já regista um caso positivo de COVID-19.

Importa referir que foi determinado isolamento profilático a estes últimos cinco casos, desde a sua identificação como contactos próximos de alto risco.

Os casos apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pelas Delegações de Saúde Concelhias, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos, bem como todos os inerentes ao aprofundamento da investigação epidemiológica.

Assim, até ao momento, foram detetados na Região 288 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 66 casos positivos ativos, dos quais 46 na ilha de São Miguel, nove na ilha Terceira, seis na ilha do Pico, quatro na ilha Graciosa e um na ilha de Santa Maria.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here