Denunciados 35 crimes por dia nos Açores

O número de crimes denunciados nos Açores aumentou 2,2 por cento, durante o primeiro semestre de 2009, em comparação com  período homólogo do ano transacto, segundo revela um estudo da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa.

O aumento representa uma subida de 137 crimes, passando de 6189, em 2008, para 6326, em 2009.
Os indicadores estatísticos apresentados pelo Ministério Público indicam que nos Açores foram denunciados 34,95 crimes por dia, durante os primeiros seis meses do ano (181 dias).

 
No entanto, a subida do número de crimes este ano, é bastante inferior à registada no ano passado, onde o número de crimes aumentou 13,4 por cento no primeiro semestre, devido a um aumento de 731 crimes, entre 2007 e 2008.

 
O tribunal da Ribeira Grande, com um aumento de 42 por cento de crimes durante os primeiros seis meses de 2009, lidera a lista  dos tribunais com maior aumento de número de crimes, com mais 337 processos em investigação.

 
O aumento verificado do número de processos na Ribeira Grande é ainda mais grave, devido à falta de recursos humanos do Ministério Público, que provoca dificuldades na investigação dos processos  e consequentemente atrasos na conclusão das investigações.
Por isso, existe a intenção de aumentar o número de procuradores do Ministério Público na Ribeira Grande.

 
Entretanto, o tribunal da Praia da Vitória, registou um aumento de 25 por cento da criminalidade, representando mais 94 crimes em relação ao primeiro semestre do ano anterior.
O tribunal de Vila Franca do Campo, com mais 58 crimes, regista um aumento percentual de 22 por cento da criminalidade denunciada.
A lista de tribunais que aumentaram o número de processos-crime denunciados conta ainda com o tribunal de São Roque do Pico, com mais 30 crimes, em Santa Cruz da Graciosa, com mais 26 processos,  nas Velas de São Jorge, com mais 15 crimes, enquanto na Horta houve mais cinco crimes.

 
O relatório estatístico revela que o número de crimes  diminuiu na área de intervenção dos tribunais de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, as duas maiores zonas urbanas da Região.
Em Ponta Delgada a criminalidade reduziu-se em 1 por cento, passando de 2718 para 2690 crimes, enquanto em Angra do Heroísmo a criminalidade baixou em 10 por cento, passando de 759 para 681 crimes.

 
Também se verificou uma redução da criminalidade nos tribunais do Nordeste, com uma redução de 31 processos, em Vila do Porto, com menos 24 crimes, Povoação, com menos 14 crimes  e Santa Cruz das Flores, com menos 3 processos.

 

 

 

 

 

in Ao

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here