Berta Cabral e António Ventura questionaram o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, sobre um anunciado protocolo entre o Governo Regional dos Açores e a Associação Nacional de Aeroportos (ANA) e a Navegação Aérea de Portugal – NAV Portugal, E.P.E, para a existência de um espaço no aeroporto de Santa Maria para testes de drones.
Os Parlamentares, recordam que foi anunciado pelo Governo Regional que a existência de um espaço na Ilha de Santa Maria, “foi tomada com vista a valorizar a posição estratégica dos Açores e do aeroporto de Santa Maria, que tem mais potencial para ser aproveitado do que hoje acontece”.
Os Deputados relembram, também, que o Governo Regional, para além do protocolo e pela voz do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia prometeu que no futuro Santa Maria terá “uma unidade de produção e desenvolvimento de drones”.
“Depois dos anúncios, com grande pompa e circunstância, aparentemente nada existe, pelo que importa questionar o Governo sobre o protocolo e o envolvimento da ANA e da NAV, no protocolo e no projeto de produção de drones”, referem os Parlamentares eleitos pelos Açores consideram ainda que “o anúncio do protocolo e a promessa de produção de drones foi realizado antes das eleições regionais (julho de 2016) e que sete meses depois se estranha o silêncio do propagado projeto. Isto é, nunca mais se ouviu falar sobre estes projetos”.
Querem, assim, os Deputados saber da veracidade do protocolo e da promessa da produção de drones e dos efeitos positivos deste protocolo e da promessa da unidade de produção de drones, em termos de criação de emprego e de contributo para o PIB regional.
Berta Cabral e António Ventura, questionam o Governo para estes anúncios e promessas “não sejam exclusivamente mais anúncios sem aplicação prática, como acontece com tantos outros”.