Desemprego atinge 115 mil licenciados

O número de desempregados com ensino superior ultrapassou os 115 mil no primeiro trimestre de 2012, segundo números hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No entanto, o desemprego entre licenciados continua a ser muito inferior à média: uma taxa de 11,2 por cento. O segmento mais afetado é o das pessoas que têm ensino secundário ou formação pós-secundária: entre estes, a taxa atinge os 16,9 por cento (no caso das mulheres, 17,7 por cento).

Mais de metade das pessoas no desemprego (502 mil) tem apenas o ensino básico (até ao nono ano), mas a taxa entre as pessoas com menos estudos (15,4 por cento) não é tão alta como entre quem tem formação secundária.

Quanto aos licenciados, o número de pessoas com ensino superior no desemprego mais do que duplicou em dois anos. No final de 2009, havia 55 mil licenciados nesta situação, agora são 115 mil.

Segundo os dados do INE, o número de desempregados subiu no primeiro trimestre deste ano para todos os níveis de ensino. A única exceção foi nos homens licenciados.

A taxa de desemprego subiu, mas graças a um grande aumento nas mulheres (11,7 por cento das licenciadas estão desempregadas, mais 1,3 pontos percentuais que no final de 2011), enquanto nos homens houve uma ligeira redução (10,5 por cento, menos 0,3 pontos percentuais que no trimestre anterior).

A taxa de desemprego total situou-se nos 14,9 por cento nos três primeiros meses de 2012.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here