Ilhas do triângulo querem mais voos para o continente a partir de 2014

A Câmara de Comércio e Indústria da Horta (CCIH) defendeu hoje a necessidade de a revisão do caderno de encargos de transporte aéreo entre os Açores e o continente contemplar mais ligações com as chamadas ilhas do triângulo.
O Ministério da Economia e o Governo dos Açores criaram um grupo de trabalho para analisar, até dezembro, uma proposta de liberalização do espaço aéreo entre a região açoriana e o continente, que irá entrar em vigor em 2014.
“Queríamos perceber a abrangência do novo modelo de transporte aéreo para estas ilhas [triângulo e grupo ocidental], salvaguardando as ‘gateways’ [aeroportos com voos para fora dos Açores] já existentes [Pico e Faial] e, se possível, o aumento de frequências”, referiu o vice-presidente da CCIH, Carlos Morais, à agência Lusa, à saída de um encontro como secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, na Horta.
O vice-presidente da CCIH – que representa os empresários das denominadas ilhas do triângulo (Faial, Pico e São Jorge), Flores e Corvo -, alertou o titular da pasta dos Transportes do executivo açoriano para o facto de, nos últimos meses, “de forma frequente, ficarem contentores atrás” com destino ao grupo central.
Carlos Morais defendeu, no âmbito da política de transportes marítimo de passageiros, e face à implementação de um plano integrado de transportes nos Açores em 2014, a necessidade de “salvaguardar horários e respetivas ligações com os transportes aéreos”.
O secretário regional do Turismo e Transportes considera que os dois novos navios que vão entrar ao serviço em 2014 no grupo central, permitindo o transporte de passageiros e carga rodada, irão gerar uma “nova realidade com que as ilhas do triângulo se irão deparar” e “abrir uma nova perspetiva para as empresas”.
“As empresas que tinham o seu mercado confinado à sua realidade de ilha, a partir do próximo ano terão a possibilidade de alargar esse mesmo mercado para 40 mil pessoas, o que é uma alteração substancial em termos de universo de clientes que podem usufruir dos bens e serviços que essas mesmas empresas disponibilizam”, considera Vítor Fraga.
Vítor Fraga reiterou que a revisão das obrigações de serviço público aéreo inter-ilhas será feira “no decorrer de 2014”, sendo o objetivo, para além da “fiabilidade, regularidade e continuidade, que já existe hoje, otimizar, o mais possível, com o objetivo último de, se possível, reduzir o preço da acessibilidade”.
O titular das pastas do Turismo e Transportes deixou, por outro lado, a mensagem de que o Governo dos Açores, agentes sociais e económicos devem “continuar a trabalhar nas melhores soluções para ajudar as nossas empresas a criar mais e melhor emprego”.
Vítor Fraga admite ser “previsível que, nos próximos tempos, se note algum ajustamento nas próprias taxas de desemprego”, daí que a “prioridade” do Governo dos Açores passe justamente pela “defesa e criação de emprego”.

 

Lusa

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